
As Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, vão reabrir ao público na próximo terça-feira, dia 12 de abril, anunciou esta sexta-feira o Governo Regional numa nota publicada no portal internet.
Em janeiro, já a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, havia anunciado a abertura deste espaço termal, após obras de requalificação, para o mês seguinte, mas depois cancelou a abertura porque as análises das águas não cumpriam “os parâmetros de qualidade admissíveis” para a sua utilização.
“A reabertura das termas reveste-se de um motivo de satisfação para a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, que encetou todos os esforços para rápida reabertura deste espaço, encerrado desde 2020, após a conclusão das obras de intervenção levadas a cabo no edifício termal no ano transato”, lê-se na nota.
Devido ao atual contexto de pandemia, nesta primeira fase de reabertura, estarão disponíveis as valências da piscina interior e banhos de hidromassagem, devidamente reguladas quanto à limitação de utilizadores, sendo recomendada marcação prévia, através do telefone (+351) 295 714 212, de terça a domingo, entre as 10:30 e as 16:00.
Enquadradas numa paisagem emblemática da ilha Graciosa, as Termas do Carapacho são, desde o século XVIII, conhecidas pelas suas águas minerais naturais, que atingem uma temperatura aproximada de 38ºC, e detêm propriedades medicinais para o tratamento de doenças reumáticas. No seu exterior, permitem o acesso a piscinas naturais de singular beleza.
As termas constituem um produto estruturante da oferta turística regional, na vertente de saúde e bem-estar e, em particular, no contexto específico da oferta graciosense, dado o seu potencial para a captação de fluxos turísticos para esta ilha, bem como para o aumento da estadia média e mitigação da vincada sazonalidade.
© GRA | Foto: DR | PE