
O Instituto Açoriano de Cultura (IAC) lança hoje, pelas 20:00 horas, no Jardim Duque da Terceira, o “ Guia Prático da Flora Nativa dos Açores / Field Guide of Azorean Terrestria Fauna”.
Com o selo de qualidade do IAC trata-se de um guia indispensável para amantes da natureza, curiosos, estudiosos, população escolar, turistas e quantos se interessam pelo património natural das nove ilhas açorianas.
O “Guia Prático da Flora Nativa dos Açores / Field Guide of Azorean Terrestrial Fauna” facilita não só o conhecimento das principais espécies da flora açoriana, como permite uma fácil e rápida identificação das endémicas, seja das mais comuns, seja das mais raras. Contempla quase três centenas de espécies, incluindo fichas de líquenes, musgos, hepáticas, antocerotas, fetos e licófitas, gimnospérmicas e angiospérmicas. E inclui a localização onde podem ser avistadas, juntamente com um conjunto de aspetos de natureza científica, divulgando o património natural da Região, bem como a sua rica biodiversidade.
Livro profusamente ilustrado e bilingue, em português e inglês, com fotografias de grande qualidade e padrões de rigor científico, o Guia Prático da Flora Nativa dos Açores é, pois, um daqueles livros que todos deveriam ter em casa, pelo modo apelativo e sintetizado como divulga informação científica.
A coordenação científica é de Paulo Borges e Rosalina Gabriel, da Universidade dos Açores, e conta com textos da autoria de Rui Bento Elias, Rosalina Gabriel e António Félix Rodrigues. A edição é do Instituto Açoriano de Cultura, com apoio da Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas.
Em 2019 o Instituto Açoriano de Cultura publicou o Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores, coordenado por Rosalina Gabriel e Paulo A. V. Borges. Com essa edição, inaugurou nos Açores a publicação de guias práticos, em português e inglês, sobre a Natureza da região. Segue-se, agora, este segundo volume, dedicado à flora nativa.
© CB/IAC | Imagem: IAC | BE