DEPUTADO DA IL/AÇORES DE VISITA À ILHA GRACIOSA

O Deputado do Iniciativa Liberal, Nuno Barata, inicia hoje, dia 21 de março, uma visita de três dias à ilha Graciosa, onde reunirá com todas as Juntas de Freguesia da ilha, Câmara Municipal de Santa Cruz, Adega e Cooperativa, Centro de Saúde, Escola Básica e Integrada, Associação de Pescadores e visitará empresas locais.

No âmbito de uma agenda de contactos com as forças vidas, institucionais, empresariais e socioculturais de todas as ilhas, o parlamentar liberal começa o seu programa de atividades pelas 11h30 de segunda-feira, reunindo com a Junta de Freguesia de Santa Cruz (presidida por Paulo Cunha). Pelas 14h00, já na Vila da Praia, Nuno Barata visitará a Fábrica de Queijadas da Graciosa (marca registada desde 2003 e ex-libris gastronómico da ilha branca). Já pelas 15h30, a comitiva liberal desloca-se à Quinta da Corneta (uma empresa familiar que tem como principal atividade a produção agrícola, com especial destaque para a Meloa da Graciosa), aproveitando esta visita para apresentar uma iniciativa legislativa que a Iniciativa Liberal vai entregar no Parlamento Regional. O dia terminará com a reunião com a Junta de Freguesia de Guadalupe (presidida por Marco Costa e Silva), pelas 18h30.

Para terça-feira, dia 22 de março, Nuno Barata inicia o dia, pelas 9h30, com uma visita ao Centro de Saúde da ilha, reunindo também com a sua administração. Às 11h30, a comitiva liberal desloca-se até à Adega e Cooperativa da Ilha Graciosa. Da parte da tarde, pelas 14h30, o Deputado reúne com a Junta de Freguesia de São Mateus (presidida por Manuel Silva Ramos), seguindo-se, pelas 17h00, a reunião com a Junta de Freguesia da Luz (presidida por George Lobão). O dia terminará com um encontro de trabalho com a Associação de Pescadores Graciosenses, no porto de pescas da Praia, pelas 18h30.

Já na quarta-feira, dia 23, último dia da visita à ilha branca, o Deputado da Iniciativa Liberal reúne com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, pelas 9h30, e visitará a Escola Básica e Secundária da Ilha, pelas 16h00, reunindo com o seu Conselho Executivo.

A Ilha Graciosa é a segunda mais pequena de todo o arquipélago e também a mais plana e mais seca. As atividades económicas ligadas ao setor primário (agricultura, viticultura, criação de gado, produção de lacticínios e pescas) são as principais fontes de rendimentos da ilha. A ilha nunca conseguiu recuperou da recessão, provocada pelo colapso da indústria vinícola, mesmo após a construção do aeródromo em 1981.

Com uma área total de cerca de 61 quilómetros quadrados e 402 metros de altitude, a Graciosa tem uma população residente de 4095 habitantes (segundo os Censos 2021), o que representou uma quebra de 6,7% de indivíduos e de 3,7% de agregados familiares, comparativamente aos dados registados pelos Censos de 2011.

© GC-IL/A | Foto: IL/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s