COVID-19: OS NÚMEROS DE DOIS ANOS DE PANDEMIA NOS AÇORES

Há dois anos, um domingo, pelas 00:40 horas, a Autoridade de Saúde Regional, em comunicado, dava nota do primeiro resultado positivo em análise laboratorial de um caso suspeito por infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nos Açores. Na altura, o resultado aguardava contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que veio a confirmar, no dia seguinte, o resultado da análise do Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. A COVID-19 chegara aos Açores.

Tratava-se, recorde-se, de uma magistrada de 29 anos, residente na ilha Terceira, com história de passagem por Amesterdão, na Holanda, e Felgueiras, em Portugal continental. Esta mesma magistrada, mais tarde, a 04 de abril, veio a constituir o primeiro caso de recuperação da doença na Região. Quatro dias depois, a 08 de abril, surgiu o primeiro óbito associado à COVID-19.

Esta nova realidade provocou mudanças profundas no nosso estilo de vida e na forma como nos relacionamos uns com os outros. Expressões como distanciamento social, confinamento, quarentena, isolamento profilático entre muitas outras entraram no nosso léxico comum e os números diários da evolução da situação pandémica passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia.

2020

Da observação do quadro, verifica-se que dezembro foi o mês do ano de 2020 com mais casos positivos diagnosticados (916), seguindo-se novembro (638). O terceiro mês com mais casos diagnosticados foi abril, mais seis positivos (89) do que os meses de setembro e outubro (83).

O mês de dezembro é também o que registou o maior número de recuperações, seguido de novembro, consequência natural de um forte número de contágios registados no último trimestre, sobretudo nos dois últimos meses do ano.

Já no fatídico número de óbitos, a triste liderança vai para o mês de abril com 13 mortes a lamentar. De resto, morreram mais pessoas em abril do que nos restantes meses (9). Ao todo faleceram 22 pessoas vítimas de covid-19, nos Açores, em 2020.

No último dia do ano (31 de dezembro) a luta contra a covid-19 entra numa nova e mais otimista fase. Arrancara o processo de vacinação.

2021

À semelhança do ano anterior, o mês de dezembro agregou o maior número de casos positivos diagnosticados do ano. A tendência de crescimento registada, principalmente, nos dois últimos meses de 2020, prosseguiu em janeiro, fazendo do primeiro mês do ano, o segundo de 2021 com maior número de casos positivos detetados. O terceiro mês com maior número de casos positivos de 2021 foi julho, logo seguido do mês de agosto.

No número de recuperações, o mês de janeiro lidera o ranking anual, seguido de agosto, sendo que julho foi o terceiro mês do ano com mais doentes covid-19 a recuperar da doença.

Em 2021, faleceram vítimas de covid-19 um total de 28 pessoas, mais seis do que nos 10 meses de pandemia de 2021. O mês de julho foi o que registou mais óbitos (6), seguido de janeiro (4). Com três óbitos associados à covid-19 encontram-se os meses de fevereiro, agosto e novembro. Com dois óbitos registados os meses de maio e dezembro e com um, os meses de março e abril. Junho e setembro foram os dois únicos meses do ano sem mortes a lamentar.

2022

O ano de 2022 iniciou-se com um crescimento exponencial de casos positivos detetados, com o record do número de infeções diárias ser batido por diversas vezes. Em consequência, também o número de recuperações registou um crescimento considerável.

Não obstante a menor severidade da estirpe dominante e o avançado estado do processo de vacinação, em termos absolutos, nestes primeiros três meses de 2022, já faleceram por covid-19, mais pessoas do que nos 10 meses de 2020 e nos 12 meses de 2021.

Até 14 de março, registaram-se 44 óbitos, o dobro de 2020 e mais 16 do que em 2021. Só no mês de fevereiro, faleceram tantas pessoas como em 2021 e mais seis do que em 2020.

Apesar do elevado número de óbitos, em termos relativos (casos detetado/óbitos), verifica-se uma incidência de apenas 0,08%, abaixo dos 0,27% de 2021 e consideravelmente muito mais baixa dos 3,77% de 2020.

EVOLUÇÃO 2020/22

Evolução dos casos positivos diagnosticados desde 15 de março de 2020 a 14 de março de 2022.

Evolução das recuperações desde 15 de março de 2020 a 14 de março de 2022.

Evolução dos óbitos devido à COVID-19 desde 15 de março de 2020 a 14 de março de 2022.

De acordo com o último boletim diário (14.03.2022) da Autoridade Regional de Saúde estão ativos nos Açores presentemente 1.679 casos positivos, sendo 818 em São Miguel, 503 na Terceira, 123 no Faial, 113 em São Jorge, 55 no Pico, 38 nas Flores, 20 em Santa Maria e nove na Graciosa.

Ainda segundo este boletim, desde início da pandemia e até ontem foram diagnosticados 65.041 casos positivos, dos quais 62.917 recuperaram e 94 faleceram. Também segundo as últimas informações divulgadas pela Autoridade de Saúde Regional realizaram 996.299 testes laboratoriais.

NE: Os dados apresentados têm por base a recolha diária dos números divulgados pela Autoridade de Saúde Regional no boletim diário da situação epidemiológica nos Açores. Os mesmos, poderão apresentar alguma discrepância face aos valores oficiais, que sendo numérica não alteram significativamente a ordem de grandeza. Esta situação deve-se ao facto, de ao longo de todo este tempo (dois anos) por diversas ocasiões ter sido alterada a metodologia de apresentação, onde por exemplo já foi divulgado o número de positivos que se ausentaram da Região à revelia das autoridades e os que apresentaram nota de cura de infeções anteriores, dados estes, que a certa altura deixaram de ser apresentados. Ressalve-se, por fim, que os dados oficiais são os da Autoridade de Saúde Regional, já que os da própria Direção Geral da Saúde não coincidem com estes.

© PE | Imagem: DR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s