CONSELHO DA DIÁSPORA AÇORIANA REÚNE-SE, PELA PRIMEIRA VEZ, EM PONTA DELGADA, QUARTA-FEIRA

O Conselho da Diáspora Açoriana vai reunir em sessão plenária, pela primeira vez, no próximo dia 16 de março, quarta-feira, em Ponta Delgada. A reunião é presidida pelo Presidente do Governo dos Açores e organizada pela Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional das Comunidades.

Este órgão consultivo do Governo dos Açores foi instituído em 2019 e eleitoralmente constituído em 2021, visando assegurar a participação, colaboração e auscultação de representantes das comunidades açorianas dispersas pelo mundo.

A sessão plenária tem lugar no Palácio da Conceição, pelas 16h00, envolvendo a participação presencial de 35 membros, incluindo os 19 conselheiros eleitos pelos círculos da Bermuda (1), Brasil (5), Canadá (5), Estados Unidos da América (5), Uruguai (1), Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira (1) e Resto do Mundo (1).

No mesmo dia 16 de março, os Conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos pelas comunidades do exterior da Região são recebidos pelo Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, em cerimónia de apresentação de cumprimentos que tem lugar no Palácio de Sant’Ana, pelas 12h00.

Os conselheiros estarão ainda nas ilhas Terceira e Faial, nos dias 15 e 17 de março, respetivamente, onde têm agendadas várias iniciativas, entre elas a apresentação de cumprimentos ao Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, em Angra do Heroísmo, e ao Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, na cidade da Horta.

Os conselheiros da diáspora açoriana foram eleitos no Dia dos Açores, 24 de maio, e tomaram posse no Dia das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, de forma virtual, em cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional.

Nessa cerimónia tomaram posse, para um mandato de quatro anos, os conselheiros Alexandre Moniz (Bermuda), Daniel Gonçalves (Rio de Janeiro), Regis Gomes (Rio Grande do Sul), Willian Marques (Santa Catarina), José Jacob (São Paulo), Aristides Bittencourt (restantes estados do Brasil), Eduardo Pinto (British Columbia), Paulo Cabral (Manitoba), Matthew Correia (Ontário), Victor Faria (Quebeque) e Carlos Eduardo de Almeida (restantes províncias do Canadá).

Foram também empossados os conselheiros Zeto Carvalho (Califórnia), Rui Baptista (Massachusetts), Márcia Sousa da Ponte (Rhode Island), David Pimentel e Katherine Soares (restantes estados dos EUA), Gladys Alicia Diaz (Uruguai), Manuela Meneses (Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira) e Eduardo Borba da Silva (Resto do Mundo).

Integram ainda este Conselho o Vice-Presidente do Governo Regional, três representantes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um representante do Conselho Mundial das Casas dos Açores e os diretores regionais com competências nas áreas da emigração e comunidades, da solidariedade social, da qualificação profissional e emprego, da cultura, do turismo e dos incentivos.

O Conselho inclui igualmente um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, um representante das associações de emigrantes com presença e atividade na Região, um representante da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e um representante do Conselho das Comunidades Portuguesas.

© GRA | Imagem: VPGR/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s