PRESIDENTE DO GOVERNO REITERA COMPROMISSO COM REFORÇO DE ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS NOS AÇORES

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou na noite de terça-feira, durante o Fórum Autonómico na cidade da Horta, o compromisso, firmado através do projeto Blue Azores, de serem reforçadas as áreas marinhas protegidas nos Açores.

“Temos um enorme orgulho neste projeto Blue Azores, nesta parceria com a Fundação Oceano Azul e o Waitt Institute, e esta capacidade de nos alertarem para o potencial que temos e o entendimento do potencial que temos quanto ao futuro”, considerou o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Teatro Faialense, num Fórum Autonómico que teve como orador convidado o professor Emanuel Gonçalves, Coordenador Científico e Administrador da Fundação Oceano Azul.

“Não podia escolher outro tema para o Fórum Autonómico no Faial que não este”, declarou o Presidente do Governo, falando sobre o mar dos Açores, as reservas marinhas e a condição mundial do arquipélago de ‘hope spot’ (local de esperança) para a conservação dos oceanos.

“Vamos dar o bom exemplo pelo resultado e pelo procedimento”, com recurso à ciência e o envolvimento de todos os agentes ligados ao mar, concretizou.

O Governo Regional dos Açores iniciou recentemente o processo de envolvimento e diálogo com diferentes entidades para a definição de novas áreas marinhas protegidas, com vista a atingir a meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no Mar dos Açores, com 15% de área totalmente protegida.

O Conselho do Governo havia deliberado em setembro que a Região atinja a meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no seu mar, com 15% de área totalmente protegida.

Tal objetivo sucede à receção de documento do Comité Técnico e Científico do projeto Blue Azores sobre a estratégia relativa ao Mar profundo ao nível da criação das Áreas Marinhas Protegidas.

© GRA | Foto: GRA/MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s