PRAIA DA VITÓRIA: ENCERRADO X AZORES BEACH TENNIS TOURNAMENT

A praia Grande na cidade da Praia da Vitória, acolheu nos últimos três dias (quinta, sexta e sábado) o X Azores Beach Tennis Tournaments, prova BT200 — a segunda mais importante categoria do circuito mundial da International Tennis Federation.

Com cerca de uma centena de atletas profissionais nacionais e internacionais, oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Países Baixos, Itália, Brasil e Rússia, participaram vários tenistas, em ambos os géneros, classificados no TOP-10 do ranking mundial da modalidade.

As partidas decisivas (meias-finais e finais) foram disputadas na cinzenta e chuvosa tarde deste sábado.

No género masculino, saiu vencedor a dupla constituída pelo italiano B. Bollettinari e o espanhol Ramos Viera, que superaram no embate final (6-2 6-1) o par constituído pelo francês Theo Irigaray e o italiano Mattia Spoto.

Na competição feminina, a dupla constituída pelas italianas Elena Francesconi e Giulia Trippa, foi a grande vencedora, ao baterem na final (7-6(4) 6-2), a também dupla italiana constituída pelas irmãs Michela e Noemi Romani.

O X Azores Beach Tennis Tournaments foi uma organização do Clube de Ténis da Ilha Terceira (CTIT), que contou com o apoio de várias entidades públicas e privadas, entre elas, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia de Santa Cruz.

Para Luís Brito, presidente da Direção do CTIT, estes três dias de torneio foram excelentes para a promoção da modalidade, da ilha Terceira e do próprio clube, com uma ajuda ou talvez não da meteorologia.

“Tivemos o tempo típico dos Açores, com cada dia diferente do outro: sol no primeiro, vento no segundo e chuva no terceiro. Uma boa experiência para os jogadores vivenciarem todas as nuances do clima dos Açores”, começa em jeito de brincadeira por dizer Luís Brito ao Praia Expresso, para de seguida num tom mais sério acrescentar, “mas penso que o balanço é francamente positivo, pela modalidade, pelas pessoas que passaram aqui na Praia da Vitória e puderam ver e também pelo feedback que fomos recebendo dos jogadores a nível da organização. São reforços positivos e que nos dá uma motivação para tentarmos no próximo ano manter o nível do torneio”.

O presidente o CTIT salienta que o torneio que decorreu na Praia da Vitória é um BT200 que “equivale à segunda categoria do circuito mundial e, graças a isso, também vieram seis jogadores do Top-10 mundial masculinos e femininos”. Para Luís Brito, com a realização de eventos deste nível, a ilha Terceira e o próprio CTIT passa “uma boa imagem” para o exterior, estando o CTIT a planear organizar o torneio no próximo ano, mas antes, diz, temos “que nos sentar com as entidades oficiais” para avaliarmos em conjunto esta possibilidade.

Relativamente ao número de praticantes de Ténis de Praia na ilha Terceira, o presidente do CTIT diz que para já não são muitos, mas é aposta do clube aumentar este número, sobretudo nos “escalões de formação”. Nesse sentido, o CTIT pretende manter na praia Grande, durante o inverno, três dos campos criados para o Torneio — ideia essa que já foi transmitida aos responsáveis – no sentido não só de treinar ao longo do inverno, mas também de promover a modalidade junto do público em geral.

“Quando estivermos aqui, toda agente está convidada a experimentar o Ténis de Praia sem qualquer custo. E quando experimentarem, vão ver que é uma modalidade divertida e fácil de aprender e jogar. Um jogador amador consegue jogar com um profissional e manter a bola em jogo”, garante.

Por fim, o presidente do CTIT faz questão de agradecer publicamente o “apoio das entidades públicas e privadas” na realização do evento, às pessoas que passando na estrada, pararam e assistiram por um bocadinho e aos que perguntaram “se podiam jogar”.

Na cerimónia de encerramento e entrega de troféus estiveram presentes o diretor regional do Desporto, Luís Couto, o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricky Baptista, a vereadora municipal, Otília Martins e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Borges.

© PE | Fotos: RS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s