UMA MENTIRA DITA MUITAS VEZES TORNA-SE VERDADE?!

Joana Bettencourt

Muito se tem dito sobre o chumbo do Orçamento de Estado (OE) e muito do que tem sido dito tem-me deixado indignada. Atirar para cima do Bloco de Esquerda (BE) a culpa deste chumbo, é arranjar um bode expiatório para as trapaças do Governo da República. A verdade é que, ou eu ando muito distraída ou não foi isso que se passou, ou que se tem passado, desde que se iniciaram as negociações para o OE.

As discussões sobre este assunto parecem muitas vezes daqueles diálogos em que as pessoas falam e só se ouvem a si, e o que os outros dizem nem interessa.

Vamos a factos, o BE é um partido político como os outros no que diz respeito à legitimidade de apresentar um programa baseado nas suas ideologias e de defender este mandato com unhas e dentes, quando acredita que este é o caminho certo a seguir para lutar pelo melhor para todas e para todos.

O Bloco defende ideologias que lutam pelas pessoas, que defendem a democracia, que defendem a justiça e equidade, que defendem as medidas necessárias para que as pessoas possam ter melhores condições de trabalho, melhores condições de vida. E um Governo tem a obrigação de lutar para que estas condições se cumpram!

Como tal, e sendo coerentes com tudo o que defendemos desde sempre, não era possível votar favoravelmente a um orçamento que não luta pelo melhor para todas e todos os portugueses. Se o tivéssemos feito, aí sim, poderiam acusar-nos de sermos políticos que só pensam em estar no “poleiro”, pois estaríamos a colocar os interesses políticos acima do bem-estar das pessoas. Poderíamos ser acusados de não querer cumprir aquilo que foram as nossas promessas quando nos candidatámos e teriam razão para tal. Mas não, não o fizemos! Não deixámos que a chantagem da crise política invocada pelo PS, nem mesmo que o mediatismo dado pela comunicação social à “culpa é do Bloco” nos dissuadisse daquilo que defendemos!

Semanas antes da discussão do OE na Assembleia da República já se falava no chumbo deste, e que a culpa seria do Bloco se votasse contra! O problema é que essa mentira dita muitas vezes tornou-se verdade, ou pelo menos foi essa a mensagem que quiseram passar. SÓ QUE NÃO! PSD, CDS, IL, Chega e PCP votaram contra, todos votaram contra! Portanto, a culpa não é do Bloco. Todos os partidos enunciaram os seus motivos para não aprovarem o orçamento apresentado, portanto a pergunta que urge é: por que razão o BE é o culpado da não aprovação do OE?!

Caríssimas eleitoras e caríssimos eleitores, esta mensagem é essencialmente para vós. Quando foi necessário unir esforços ao PS, assim o BE o fez, pois acreditava que estávamos no caminho certo de honrar os nossos compromissos políticos. Agora, aprovar um OE em detrimento do esquecimento do nosso compromisso para com quem tem uma vida de trabalho, não podia, não pode, nem poderá fazer parte da nossa caminhada política.

Não se deixem enganar por uma mentira que tem vindo a ser dita muitas vezes, para que se torne na Vossa verdade! A realidade é que o OE não foi aprovado pelo BE, porque o Governo foi intransigente e não o quis, rejeitando todas as nove medidas apresentadas. Foi o Governo que fez esta escolha, a escolha de ir para eleições, a escolha errada!

E assumindo as responsabilidades que daí advêm, o BE manteve-se fiel às eleitoras e eleitores que em si votaram, honrando o seu mandato e honrando acima de tudo o compromisso que assumiu convosco!

Joana Bettencourt
Assessora do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Deixe um comentário