GOVERNO REGIONAL APOSTA NA CONSOLIDAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, DIZ SOFIA RIBEIRO

A secretária Regional da Educação quer “trazer o uso efetivo das tecnologias para a sala de aula”, para que os alunos e a comunidade educativa “não as vejam como uma novidade”.

Sofia Ribeiro, citada em nota de imprensa, falava na abertura da quinta edição do Encontro Regional Tecnologias na Educação, que decorreu esta quarta-feira.

De acordo com a titular da pasta da Educação do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é necessário que “estas tecnologias, que hoje comumente” são apelidadas de novas, “sejam tão normais no seu uso, e em pouco tempo”, todos possam considerá-las como o “antigo ábaco, ou até mesmo como o microscópio”.

Segundo Sofia Ribeiro, para trazer estas tecnologias para a sala de aula, é preciso dotar as escolas “dos devidos instrumentos”.

“A Secretaria Regional da Educação tem feito um grande esforço para dotar as escolas de novos equipamentos que nos permitam realizar trabalho em linha e que permitam o acesso à informação massificada, através do uso da Internet”, sublinhou a governante.

A secretária da Educação recordou durante o encontro que, ainda muito recentemente, as unidades orgânicas da Região foram dotadas com quatro mil portáteis, “que vêm mais do que duplicar o que as escolas tinham, relativamente aos equipamentos considerados como estando em bom ou médio estado de utilização”.

Para a governante, é preciso “não somente ter os instrumentos, mas acima de tudo, saber como usá-los e como ser inovadores na sua utilização”.

E prosseguiu: “Só assim conseguiremos ter os nossos alunos e a nossa comunidade a dominar tecnologias e não a serem dominados por elas”.

A quinta edição do Encontro Regional Tecnologias na Educação, que decorreu por videoconferência foi organizada pela Secretaria Regional da Educação, visando o debate e a partilha de boas práticas do uso das tecnologias na educação. Foram abordados temas como as redes sociais, a gamificação, a inteligência artificial e a construção de recursos educativos digitais.

O encontro que, pela primeira vez, teve intervenção internacional, contou, como oradores, com Miles Berry, da Universidade de Rehampton, no Reino Unido, Christian Giang, da Universidade de Lausanne, na Suíça, Luana Iensen, da Plataforma Digital Super Ensino, do Brasil, e Carla Dâmaso, do Observatório do Mar dos Açores.

© GRA | Foto: MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s