FEIRA GASTRONÓMICA DÁ INÍCIO ÀS FESTAS DA PRAIA 2026

A Feira Gastronómica abriu portas na sexta-feira, marcando o arranque oficial das Festas da Praia 2026, que decorrem até 9 de agosto, na Praia da Vitória.

Segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a cerimónia de inauguração contou com a presença da presidente da autarquia, Vânia Ferreira, que sublinhou a importância do certame para a afirmação das festividades e da gastronomia nacional.

“A Feira Gastronómica, integrada nas Festas da Praia, é um certame que notabiliza as festividades e o concelho”, afirmou a autarca, considerando tratar-se de “um pilar consolidado das Festas”.

Citada na nota, Vânia Ferreira destacou ainda que a iniciativa é “um dos ex-líbris das nossas Festas”, realçando a sua qualidade e notoriedade no panorama nacional.

“Este certame é, sem qualquer dúvida, um dos ex-líbris das nossas Festas. Um certame que espelha excelência e qualidade, consolidando a notoriedade das Festas da Praia da Vitória. A Feira Gastronómica é um pilar das Festas da Praia; um evento consolidado e acreditado no calendário nacional de certames promotores da gastronomia portuguesa”, referiu.

A presidente da Câmara recordou igualmente que a Feira Gastronómica foi distinguida com o Prémio Evento do Ano, atribuído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em reconhecimento pela qualidade do certame e pelo contributo para a promoção da gastronomia e dos vinhos portugueses.

A edição deste ano reúne os restaurantes Dom Roberto (Trás-os-Montes), O Dia P’ra Noite (Madeira), Tasca Algarvia (Algarve), Taberna do Quinzena (Ribatejo), Leitão by: Padaria do Largo (Zona Centro), Sabores do Atlântico (Açores) e Fumeiros da Zézinha (Carne Arouquesa DOP – Norte).

Na área dedicada às charcutarias participam a Damar (Serra da Estrela), Marquês “O Alentejano” (Alentejo) e Bísaro (Trás-os-Montes).

Uma das novidades da edição de 2026 é a alteração da localização do espaço das doçarias, que passou a integrar a zona dos restaurantes. Neste setor participam as Queijadinhas D’Anita, a Padaria do Largo, a Frei Tuck e a Doce Amêndoa.

Segundo Vânia Ferreira, “em cada um destes espaços é possível encontrarmos o melhor da sua área geográfica, oferecendo-nos sabores únicos e irrepetíveis”. A autarca agradeceu ainda o trabalho desenvolvido pela coordenadora do evento, Ana Paula Félix, bem como a parceria da Escola Profissional da Praia da Vitória.

De acordo com a mesma nota, a Feira Gastronómica funciona diariamente durante as Festas da Praia, com abertura às 12h00.

Na mesma ocasião foi igualmente inaugurada a Feira do Artesanato, instalada na mesma zona da cidade, numa iniciativa desenvolvida em parceria com o Centro de Artesanato e Design dos Açores.

As Festas da Praia 2026 decorrem até 9 de agosto, com um programa que integra dezenas de iniciativas culturais, recreativas, desportivas e musicais.

© GC-CMPV | Foto: GC-CMPV | PE