GOVERNO DOS AÇORES CONCEDE 500 MIL EUROS PARA APOIO AO DESENVOLVIMENTO TRIPOLAR DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES EM 2021

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital (SRCCTD), assinou na segunda-feira um contrato-programa com a Universidade dos Açores (UAç), com vista a atribuição de um apoio financeiro no valor de 500 mil euros, para apoio ao desenvolvimento tripolar da academia açoriana em 2021, revelou esta quarta-feira o Governo Regional.

De acordo com a nota enviada à imprensa, com a atribuição deste apoio, “o Governo dos Açores pretende garantir a manutenção, consolidação e desenvolvimento da tripolaridade, assegurando o funcionamento e a qualidade do ensino e da investigação científica nos polos de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, bem como o apoio dos seus recursos humanos e a manutenção das infraestruturas no âmbito do Sistema Científico Regional”.

Por outro lado, acrescenta a nota, “este contrato programa vem permitir reforçar as sinergias entre o executivo Açoriano e a UAç, nomeadamente através da participação dos investigadores nas atividades de disseminação da cultura científica, em colaboração com os restantes atores e entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores”.

A par dos 500 mil euros destinados ao apoio para o desenvolvimento tripolar da UAç, este ano, o Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, “prevê atribuir à Universidade dos Açores um montante de 650 mil euros em 2022, 800 mil euros em 2023, e 950 mil euros em 2024, verificando-se, assim, até ao final da legislatura, um acréscimo total de 600 mil euros relativamente aos 350 mil euros concedidos nas anteriores legislaturas”.

SUSETE AMARO QUER POTENCIAR A CRIAÇÃO DE “NETWORKING” ESTRATÉGICO NO NONAGON

Antes, na terça-feira, a secretária regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, reuniu-se com empresas sediadas no NONAGON, no concelho da Lagoa, São Miguel, com o objetivo de potenciar a criação de ‘networking’ estratégico.

Os encontros, que passam a ter periodicidade mensal, visam a criação de redes estratégicas, procurando uma abordagem personalizada, no sentido de encontrar soluções com base num diálogo simplificado e desburocratizado.

O dinamismo e a dinâmica criativa do empreendedorismo e da atividade empresarial, bem como da inovação e da própria tecnologia, podem, deste modo, encontrar eco no Governo dos Açores.

Segundo evidencia a governante, “é do diálogo que surgem muitas vezes perspetivas, sugestões, soluções e abordagens diferenciadas que a todos podem interessar”.

O NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, sediado na cidade de Lagoa, aloja 37 empresas, num total de cerca de 200 colaboradores.

© GRA | Foto: GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s