EM 2025: PORTUGAL ESCOLHIDO PARA ACOLHER MAIOR ATIVIDADE ESCOTISTA MUNDIAL

A Federação Escutista de Portugal (FEP) foi, este sábado, eleita para organizar o próximo World Scout MOOT. Portugal receberá, assim, em 2025, milhares de escuteiros na maior atividade escutista de jovens adultos a nível mundial.

Depois de ter submetido a sua candidatura para acolher o MOOT2025, Portugal foi eleito para ser o país organizador, durante a 42ª Conferência Mundial do Escotismo, que está a decorrer desde 25 de agosto.

Engage (“Envolve-te”) será o mote da atividade, promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), que juntará jovens dos 18 aos 25 anos, vindos de todo mundo, que serão desafiados a percorrer o país e contactar com a comunidade local, juntando-se, por fim, no Centro Escutista do Buçaquinho, em Ovar.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que tem tido uma presença ativa na vida da Federação, admite estar de braços abertos e disposto a contribuir para a preparação de uma atividade que acredita que se tornará inesquecível para todos os participantes. “Damos todo o nosso apoio na realização deste evento que incentiva a partilha de culturas, experiências e compreensão entre todos os participantes vindos de todo o mundo.”

Demonstraram também o seu apoio, outras entidades governamentais e autárquicas, como os Secretários de Estado Adjuntos da Educação, João Costa, e da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, demonstraram a sua satisfação e o apoio do Governo Português à iniciativa de Portugal receber um evento com tanto impacto a nível mundial. Assim como o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, demonstrou desde o início do projeto o seu apoio em receber esta atividade no município que preside.

A realização do evento em território nacional será impactante a vários níveis, desde a dinamização turística do nosso país, a consciencialização local, nacional e internacional sobre questões globais atuais; potenciar o envolvimento dos jovens no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, bem como na sociedade nacional e internacional e ainda o incentivo das relações entre os países lusófonos, desenvolvendo condições especiais para a sua participação no evento e posterior apoio no desenvolvimento de outros projetos.

As duas associações nacionais que constituem a FEP, a Associação dos Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas, irão trabalhar em conjunto com a OMME para, em 2025, acolher o World Scout MOOT.

© FEP | Foto: FEP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s