BE NA REPÚBLICA VOTA FAVORAVELMENTE O FIM DO CORTE NAS PENSÕES DOS EX-TRABALHADORES DA BASE DAS LAJES

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República vai votar “a favor do fim do corte nas pensões que está a ser injustamente aplicado aos ex-trabalhadores da Base das Lajes que se aposentaram antes de 2020”, anunciou hoje o partido em comunicado.

A garantia, acrescenta o comunicado, foi ada pela deputada regional Alexandra Manes, após uma reunião com a CGTP, na ilha Terceira, em que também esteve presente Joana Bettencourt, candidata do Bloco à Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Em causa está o fator de sustentabilidade, um mecanismo criado 2007 pelo Governo da República para aplicação de cortes nas reformas antecipadas, que apesar de ter sido eliminado em 2020 para várias profissões, incluindo os trabalhadores da Base das Lajes, manteve os cortes para quem se reformou antes de 2020.

No passado mês de julho, lembra o comunicado, “o Bloco de Esquerda apresentou no parlamento dos Açores uma proposta, com caráter de urgência, para acabar com esta injustiça, quer para ex-trabalhadores da Base da Lajes, quer para todas as outras profissões, em todo o país, em que existe o mesmo problema”. Uma iniciativa semelhante havia sido apresentada pelos deputados da coligação governamental PSD/CDS-PP/PPM, mas esta contemplava apenas os trabalhadores da Base das Lajes deixando de fora todos os restantes trabalhadores.

A proposta do Bloco de Esquerda foi aprovada no parlamento regional, mas para ser aplicada tem que ser aprovada também na Assembleia da República.

Neste sentido, o Bloco de Esquerda Açores reafirma que “tem a garantia de que o Grupo Parlamentar do partido na Assembleia da República irá votar favoravelmente à proposta”.

A deputada Alexandra Manes lembra, a este propósito, que a “proposta do Bloco de Esquerda foi aprovada nos Açores por unanimidade e salienta que a proposta só não será aprovada se mais do que um partido alterar a sua posição na Assembleia da República”.

O comunicado bloquista recorda que “o Bloco de Esquerda procurou, por várias vezes nos últimos anos, pôr fim a este corte de pensões através de propostas na Assembleia da República, mas estas tentativas foram sempre travadas pelo PS e pelos partidos de direita, PSD e CDS”.

“O Bloco vai estar atento para verificar se PS, PSD e CDS vão votar a favor da proposta, como fizeram nos Açores, ou se vão manter a posição que têm tido sobre esta matéria, prolongando esta injustiça que penaliza não só ex-trabalhadores da Base das Lajes, mas também  pescadores, trabalhadores marítimos da marinha do comércio de longo curso, de cabotagem e costeira, trabalhadores da extração ou transformação primária da pedra, profissionais de bailado, trabalhadores portuários, controladores de tráfego aéreo e pilotos de aviação, por exemplo”, alerta por fim o comunicado bloquista.

© GC-BE/A | Foto: BE/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s