NAVIO PATRULHA OCEÂNICO VIANA DO CASTELO INICIA COMISSÃO NOS AÇORES

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo iniciou esta terça-feira a comissão na zona marítima dos Açores, guarnecendo desta forma o dispositivo naval padrão da Marinha portuguesa no arquipélago dos Açores, revelou a Marinha em nota de imprensa.

O navio irá realizar tarefas no âmbito da busca e salvamento marítimo, controlo e fiscalização da atividade económica no espaço sob jurisdição nacional, controlo e segurança da navegação, prevenção e combate à poluição marítima e ações de combate a atividades relacionadas com o narcotráfico ou outras atividades ilícitas.

Para além destas tarefas, informa a Marinha, “este navio tem capacidade para cooperar em operações militares de baixa intensidade, assim como em ações decorrentes da promulgação do estado de sítio ou emergência e no apoio humanitário na sequência de desastre natural, tendo um importante papel no apoio à Proteção Civil nos Açores”.

Após um período de treino que permitiu implementar e desenvolver competências da guarnição, “o Navio de Patrulha Oceânico Viana do Castelo encontra-se pronto para servir nesta missão, onde irá dar o seu melhor em prol do lema que carrega ao peito: «No mar, sempre vigilantes»”, lê-se no comunicado.

O NRP Viana do Castelo é comandado pelo capitão-tenente Hugo Miguel Paciência da Silva e tem uma guarnição de 47 elementos.

COMANDANTE HUGO MIGUEL PACIÊNCIA DA SILVA

O Comandante Hugo Miguel Paciência da Silva, nasceu em Lisboa, a 10 de dezembro de 1979.

Ingressou na Escola Naval em 1998, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais – ramo Marinha em 2004.

Promovido a guarda-marinha, desempenhou as funções de Chefe de Serviço de Artilharia, Chefe de Serviço de Operações, Chefe de Serviço de Comunicações e Chefe de Serviço de Navegação no NRP General Pereira D’Eça de 2004 a 2006. Exerceu as funções de Adjunto ao Chefe do Serviço de Navegação e Chefe da Equipa de Boarding entre 2006 e 2008 no NRP Vasco da Gama. Durante este período o navio integrou a Standing Naval Maritime Group 1 (SNMG1) e participou em diversos exercícios navais nacionais e internacionais. Comandou o NRP Escorpião, de 2008 a 2010, tendo integrado o dispositivo naval padrão nas zonas marítimas do Centro, Sul e Madeira.

Especializou-se em Artilharia em 2011, tendo posteriormente embarcado no NRP Álvares Cabral como Chefe do Serviço de Operações de Superfície e Antiaéreas. Durante esse período, o navio, participou no Portuguese Operational Sea Training (POST) e participou na Operação Atalanta em 2013 como navio-chefe. Durante a participação na Operação Atalanta, o Comandante Paciência da Silva, desempenhou as funções de Naval Cooperation and Guidance for Shipping Officer como staff colateral do CTF 465. Entre junho de 2014 e novembro de 2015, foi Chefe de Gabinete de Operações do Departamento de Treino e Avaliação (DTA) do Centro Integrado de Treino e Avaliação (CITAN), onde participou em inúmeros planos de treino nacionais e desempenhado funções na Portuguese Liasion Team (PLT) durante a participação do POST do NRP Vasco da Gama em 2015.

Frequentou, no Instituto Universitário Militar, a edição (2015/2016) do Curso de Promoção a Oficial Superior tendo sido posteriormente promovido a capitão-tenente em outubro de 2016.

Desempenhou as funções de Chefe de Departamento de Operações do NRP D. Francisco de Almeida, entre junho de 2016 e junho de 2018 tendo participado em diversas missões das quais se destaca a integração na SNMG1 e participação da Operação THEMIS da Agência FRONTEX.

Em junho de 2018, regressou ao CITAN para o DTA, onde exerceu novamente as funções de Chefe de Gabinete de Operações e durante 13 meses desempenhou, em acumulação, as funções de Chefe de Gabinete de Organização e Segurança Militar e de Marinharia e Manobra.

No decurso da sua carreira, recebeu vários louvores, tendo sido agraciado com diversas condecorações.

Exerce as funções de comandante no NRP Viana do Castelo, desde maio de 2020 cargo que continua a desempenhar até à presente data.

O Capitão-tenente Paciência da Silva é casado e tem dois filhos.

© CZMA | Foto: CZMA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s