COVID-19: PROBLEMA INFORMÁTICO IMPEDE CENTENAS DE AÇORIANOS DE OBTER O CERTIFICADO DIGITAL

Segundo noticiou o Expresso ontem, há “centenas” de cidadãos vacinados nos Açores que não conseguem ter acesso ao certificado digital. Em causa está um problema informático relacionado com a vacina da Janssen.

Como a vacina Janssen é de dose única, isso faz com que o certificado digital não funcione.

“Não está a acontecer com toda a gente, mas de facto há pessoas com certificados que têm informação de várias doses desta vacina”, diz Berto Cabral, diretor regional da Saúde, citado na publicação.

O problema está a registar-se desde o dia 01 de julho e as autoridades regionais de saúde já informaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A promessa é de que fique resolvido ainda esta semana.

O problema deve-se ao facto de o arquipélago usar uma plataforma informática diferente daquela que é usada no continente nos centros de saúde. A integração dos dados dessa plataforma começou a ser feita três dias antes da entrada em vigor do certificado digital de vacinação contra a covid-19, a 01 de julho.

CERTIFICADO DIGITAL

O Certificado Digital de vacinação, testagem ou recuperação poderá ser solicitado no endereço eletrónico https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder.

Os interessados na sua obtenção deverão fornecer a sua data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa e o número de utente de saúde, conforme consta do cartão de cidadão (nove dígitos) e solicitar uma das três opções: Vacinação; Testagem; Recuperação.

Vários são os utentes na Praia da Vitória que reportam ao Praia Expresso que tendo solicitado o Certificado Digital de Vacinação, aguardam a receção no seu telemóvel e/ou caixa de correio do respetivo código, conforme informa a plataforma informática.

Casos há de utentes, que não tendo recebido o referido código, em tempo razoável, procederam ao preenchimento do formulário criado para estas situações, onde lhes é solicitado o número atualizado de telemóvel assim como o respetivo endereço de correio eletrónico, mas ainda assim, e passados uns bons dias, não receberam qualquer notificação relativamente ao processo de obtenção do Certificado Digital.

Refira-se que a grande maioria dos casos reportados referem-se às vacinas da Pfizer e da AstraZeneca.

Mais informações sobre o Certificado Digital da UE poderão ser obtidas aqui.

VACINAÇÃO

De acordo com dados da Autoridade de Saúde Regional, no âmbito do Plano de Vacinação covid-19, desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 julho, foram administradas “250.705 doses de vacinas contra a covid-19”.

Assim, há “129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população)” e “121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%)”.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s