VILA NOVA RECEBE “PRESIDÊNCIA ABERTA” ONDE SERÁ APRESENTADO SOLUÇÃO PARA SANEAMENTO BÁSICO

A freguesia da Vila Nova recebe amanhã, segunda-feira, 07 de junho, a iniciativa municipal “Presidência Aberta”, onde o executivo camarário liderado por Tibério Dinis visitará as obras que decorrem na zona balnear das Escaleiras e apresentará à população a solução encontrada para resolver o problema de saneamento básico que há muito aflige a localidade.

As obras que decorrem de valorização do espaço envolvente das Escaleiras, recorde-se, foram apresentadas em finais do ano passado, estiverem em discussão pública, foram lançadas a concurso e adjudicadas, estando a iniciar-se a sua concretização, num investimento de cerca de 140 mil euros que visa a criação de uma nova zona de lazer e percurso pedonal.

Assim, numa área de terreno contígua ao parque de estacionamento da zona balnear da Vila Nova, está a nascer uma nova zona de lazer com passeio pedonal associado, onde serão edificadas infraestruturas como churrasqueiras e estruturas de apoio (mesas, bancos e abrigos para refeições), equipamentos lúdico-infantis, bancos para contemplação da vista, entre outros, numa 1.ª fase de um projeto mais amplo que a Câmara pretende alargar até ao porto de pescas de São Pedro da Vila Nova, estando, no entanto, a 2.ª fase do mesmo pendente da conclusão de uma obra assumida pelo Governo Regional de consolidação da encosta da infraestrutura piscatória.

Ao fim da tarde, pelas 18:00, na Casa do Povo da Vila Nova, o presidente da edilidade, Tibério Dinis, apresentará, uma solução para a rede de saneamento básico da Vila Nova.

Saliente-se que os problemas registados ao nível do saneamento básico são uma questão antiga e complexa de resolver, considerando que quando foi efetuado o investimento inicial ao nível do saneamento em todo o concelho praiense registaram-se erros de conceção que causam problemas na freguesia.

Na última visita do executivo municipal à Vila Nova, em finais de dezembro do ano transato, Tibério Dinis assumiu o compromisso de “internamente, no âmbito da empresa municipal Praia Ambiente, se encontrar uma nova solução para ultrapassar os problemas que se registam”, sendo que, agora, será apresentado o projeto desenvolvido.

A “Presidência Aberta” à freguesia da Vila Nova para além destes dois momentos, compreende ainda reuniões com instituições, empresas e munícipes vilanovenses.

Na última visita do executivo municipal à Vila Nova, em finais de dezembro do ano transato, Tibério Dinis assumiu o compromisso de “internamente, no âmbito da empresa municipal Praia Ambiente, se encontrar uma nova solução para ultrapassar os problemas que se registam”, sendo que, agora, será apresentado o projeto desenvolvido.

VILA NOVA

A Freguesia de Vila Nova é uma das mais antigas localidades da ilha Terceira, tendo sido erguida paróquia antes de 1482. O seu nome – Vila Nova – está relacionado com o facto de o Capitão Donatário da Praia, Antão Martins Homem, ter desejado criar, à época, mais uma vila na sua capitania. Ao longo da sua história, a freguesia, com perto de 1.800 habitantes e cerca de 8 quilómetros quadrados, manteve a sua estrutura rural, sendo a agricultura e a pecuária as principais áreas de atividade económica, destacando-se ainda o setor das pescas. No início do povoamento, a Vila Nova era um dos locais de maior atividade comercial da ilha, por ali existirem muitos tratantes de mercadorias, ferreiros, serralheiros, ferradores, carpinteiros, tecelões e sapateiros.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s