VILA DO PORTO: COMEMORAÇÃO DO 75º ANIVERSÁRIO DA TRANSFERÊNCIA DO AEROPORTO DE SANTA MARIA

Decorreu esta quarta-feira, dia 02 de junho, a cerimónia comemorativa do 75º Aniversário da Transferência do Aeroporto de Santa Maria, de militar e americano para civil e português.

De acordo com nota do Município de Vila do Porto, “estiveram presentes diversas entidades da ilha, bem como as crianças da Escola Primária do Aeroporto. Estiveram ainda presentes o Presidente do Município, Carlos Rodrigues, o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, a Cônsul dos EUA nos Açores, Katryn Hammond, o Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coutinho, e o Presidente da Associação LPAZ, António Monteiro”.

A cerimónia iniciou-se com a atuação do grupo de tambores do Agrupamento de Escuteiros do Aeroporto, os “Bey Já’Tum”.

De seguida tomou a palavra o presidente da Associação LPAZ, que fez um enquadramento histórico da aviação em Santa Maria, desde os primeiros aviões que sobrevoaram a ilha até à construção do Aeroporto. António Monteiro destacou ainda o papel importante que o Aeroporto teve para a ilha, bem como para a Região.

Para a cônsul dos EUA nos Açores, Kathryn Hammond, esta é uma data em que a história dos Açores e dos EUA se unem. Desde a fundação do consulado norte-americano nos Açores, em 1795, a história dos EUA e dos Açores começou a entrelaçar-se, sobretudo devido ao grande número de açorianos que rumaram a este país, realçou a mesma.

Carlos Rodrigues, Presidente do Município de Vila do Porto, referiu que a transferência do aeroporto para a jurisdição portuguesa foi uma página importante para o desenvolvimento de Santa Maria nos anos que se seguiram, tornando-se esta uma ilha atrativa para quem procurava trabalho.

Pedro Faria e Castro, subsecretário regional da Presidência, afirmou ainda que este foi um dos momentos marcantes da longa história do nosso arquipélago. Com o “advento da aviação, os Açores, em geral, e Santa Maria, em particular, aumentaram a sua relevância geoestratégica entre a Europa e a América do Norte”. Para o Subsecretário, a nossa ilha foi e será um ponto geoestratégico ímpar na projecção dos Açores e de Portugal no panorama internacional. Destacou ainda a resiliência dos marienses, aquando da redução do movimento aeroportuário na nossa ilha.

A cerimónia contou ainda com o arrear da bandeira dos Estados Unidos da América, acompanhado pelo hino deste país, interpretado por Viviana Esteves, e pelo hastear da bandeira portuguesa, acompanhado pelo hino português, interpretado por Isabel Mesquita.

© GC-MVP | Fotos: GC-MVP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s