COVID-19: BRUXELAS APROVA SUBVENÇÕES DE 8 MILHÕES EUROS PARA EMPRESAS DOS AÇORES

A Comissão Europeia aprovou hoje mais um regime de apoio a empresas dos Açores no contexto da pandemia da covid-19, desta feita a linha de apoios de 8 milhões de euros na forma de subvenções diretas.

O executivo comunitário indica, em comunicado, que o regime em causa, aprovado ao abrigo do quadro temporário de auxílios estatais no contexto da pandemia, visa mitigar o impacto das medidas restritivas que as autoridades portuguesas tiveram de implementar para limitar a propagação da covid-19.

“Ao abrigo do regime, as empresas que sofreram uma diminuição do seu volume de negócios de pelo menos 25% em 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, receberão um montante de apoio, calculado com base na diminuição sofrida. O montante máximo da ajuda não pode exceder os 45 mil euros por empresa”, precisa o executivo comunitário.

A Comissão aprovou o regime após concluir que o mesmo está em conformidade com as condições estabelecidas no quadro temporário e que a medida é “necessária, adequada e proporcional para sanar uma perturbação grave da economia de um Estado-membro”.

Esta decisão surge menos de duas semanas depois de Bruxelas ter dado ‘luz verde’ ao regime de apoios de 150 milhões de euros destinado também a apoiar empresas dos Açores atingidas pela pandemia de covid-19, igualmente na forma de subvenções diretas, e também para atenuar o impacto negativo nas empresas ativas na região provocado pelas medidas restritivas implementadas.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s