BALEIA-SARDINHEIRA QUE DEU À COSTA EM SÃO MATEUS ENTERRADA NO INTERIOR DA ILHA

No dia 17 de março, quarta-feira da passada semana, uma baleia-sardinheira (Balaenoptera boreais) deu à costa sem vida no Terreiro, freguesia de São Mateus, concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O cetáceo com cerca de 12 metros e peso de 28 toneladas foi removido no dia seguinte, numa operação conjunto Direção Regional dos Assuntos do Mar, Proteção Civil de Angra do Heroísmo, Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo e a Autoridade Marítima Nacional.

Depois o animal foi a enterrar no interior da ilha Terceira.

Segundo a Wikipédia a baleia-sardinheira é também conhecida por baleia-boreal, baleia-glacial, ou baleia-espadarte, sendo “considerada o terceiro maior balenopterídeo, a seguir à baleia-azul e à baleia-comum”, podendo ser encontrada em todos os oceanos e mares adjacentes, preferencialmente nas águas profundas mais afastadas da costa.

Esta baleia poderá atingir um comprimento de 20 metros e um peso até 45 toneladas, consumindo por dia, em média, 900 quilogramas de comida. “Está entre os mais rápidos dos cetáceos, podendo alcançar velocidades de até 50 quilómetros por hora em distâncias pequenas”, lê-se também na Wikipédia.

© PE | Fotos: Fernando Carlos Pavão – Álamo Meneses | Vídeo: João Medeiros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s