PONTA DELGADA: CÂMARA APROVA CANDIDATURA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2027

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, na passada quarta-feira, 24 de fevereiro, por unanimidade, em sessão ordinária da Reunião de Câmara, a decisão de candidatar Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura 2027. Com esta deliberação a autarquia está formalmente mandatada para formalizar a candidatura da cidade ao evento.

Concluída esta fase, a Câmara Municipal, presidida por Maria José Lemos Duarte, procede agora à elaboração de um Pacto Cultural, na base do qual assenta a candidatura, reunindo, para isso, recursos humanos e técnicos para a elaboração de uma proposta à altura dos valores e das potencialidades do território.

Na Reunião de Câmara foi também aprovado o modelo de gestão da candidatura, que resultou de uma proposta conjunta do PSD e do PS, refletindo um amplo consenso entre as forças políticas e um compromisso político sólido.

A Câmara de Ponta Delgada tomou a decisão de se apresentar como entidade promotora da Candidatura de Ponta Delgada – Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 num processo de integração progressiva da Região e num claro reconhecimento da cultura enquanto um motor privilegiado para o desenvolvimento.

Conforme foi avançado pela autarquia no início de fevereiro, esta candidatura é apresentada em parceria com Angra do Heroísmo e Horta, com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital e da Secretaria dos Transportes, Turismo e Energia.

Assim, a deliberação determina que a autarquia deve conduzir um processo de aproximação progressiva às várias instâncias de governação territorial, nas suas diversas escalas, para que o Pacto Cultural e, posteriormente, a candidatura a Capital Europeia da Cultura convoque de forma abrangente todo o território do arquipélago, as suas instituições, os seus atores criativos e as suas gentes.

A Capital Europeia da Cultura, cujas candidaturas para 2027 estão abertas até ao dia 23 de novembro do corrente ano, é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa, entre outros objetivos, “salvaguardar e promover a diversidade das culturas na Europa” e “promover o contributo da cultura para o desenvolvimento de longo prazo das cidades”.

CONCERTO DE PEDRO ABRUNHOSA NA REABERTURA DO COLISEU MICAELENSE

O Município de Ponta Delgada anunciou na passada quinta-feira, em nota de imprensa, que o Coliseu Micaelense reabre portas a 06 de março, quase um ano depois de ter encerrado devido à pandemia, com um concerto de Pedro Abrunhosa.

O concerto está agendado para as 21:00 e a entrada tem um custo que varia entre os 13 e os 15 euros. Segundo informa a Câmara “os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Coliseu, de terça a sexta feira, das 15:00 às 19:00 (quando ocorrem eventos, a bilheteira está aberta das 15:00 às 21:00 durante a semana e das 17:00 às 21:00 aos fins de semana) e através da bol.pt.

Pedro Abrunhosa escolheu desde sempre o caminho mais difícil para a sua carreira. A sua história pública não começa com uma banda de garagem mas pelo Conservatório. Não começou por ganhar fama na música ligeira para se aventurar depois em projetos mais ousados.

Aos 16 anos estudava Análise, Composição e História da Música com Álvaro Salazar e Jorge Peixinho na Escola de Música do Porto e, posteriormente, com Cândido Lima no Conservatório.

Entrou na música pela via erudita. E quando chegou ao jazz era um erudito a tocar esse género musical.

Estudou e tocou com Todd Coolman, Joe Hunt, Wallace Rooney, Gerry Nyewood e Steve Brown. E depois com Adriano Aguiar e Alejandro Erlich Oliva, seus mestres de contrabaixo.

Abrunhosa participou em seminários internacionais, formou bandas, tocou em orquestras, realizou tournées. Colaborou com grandes figuras como Paul Motion, Bill Frisell, Joe Lovano, David Liebman, Billy Hart. Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, fundou a Escola de Jazz do Porto, a “Cool Jazz Orchestra”, a “Máquina do Som” e, finalmente, os “Bandemónio”, grupo integralmente constituído por alunos seus.

© CMPD | Foto: CMPD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s