COVID-19: ORDEM DOS ENFERMEIROS INSISTE QUE VACINAÇÃO DEVE SER FEITA EXCLUSIVAMENTE POR ENFERMEIROS

No âmbito do plano de vacinação contra a COVID-19, a Ordem dos Enfermeiros dos Açores (OEA) reitera, em comunicado de imprensa hoje enviado às redações, que “a administração das vacinas, ainda que em contexto de farmácia, deve ser assegurada por enfermeiros”.

Esta mesma posição foi comunicado ao secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, através de um ofício hoje enviado, no qual a Ordem refere que “a administração de vacinas exige uma análise e apreciação prévia das condições particulares de cada utente, assim como a sua avaliação e monitorização após administração”, revela o comunicado.

Ainda nessa missiva, a OEA destaca que a administração de vacinas exige que se encontrem reunidas as condições de segurança essenciais à sua efetivação, referindo-se à competência e habilitação dos profissionais envolvidos na sua administração, bem como à existência de equipamento e medicação para atuação em caso de reação anafilática nos locais de vacinação.

“As reações anafiláticas são uma consequência possível de qualquer vacina, e não apenas desta nova vacina em particular, pois qualquer pessoa pode sofrer de alergias não conhecidas. A solução é garantir as condições de segurança adequadas no processo de administração e monitorização, e esta é uma competência dos enfermeiros, que são os profissionais habilitados”, salienta o presidente do Conselho Diretivo Regional da OEA, enfermeiro Pedro Soares, citado no referido comunicado.

Assim, para a OEA, a administração de vacinas e outros injetáveis, ainda que em contexto de farmácia, deverá estar reservada a enfermeiros ou médicos devidamente habilitados, assegurando-se de que estão reunidas as condições necessárias a uma administração segura.

No comunicado, a OEA reitera o seu empenho e disponibilidade para participar na implementação de uma estratégia de vacinação na região que cumpra o dever fundamental de prestação de cuidados de saúde seguros, adequados e tecnicamente corretos.

© OEA | Foto: OEA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s