NA AJAIT: EXPOSIÇÃO MILITAR “100 ANOS DA AVIAÇÃO NAVAL”

Será inaugurada a 19 de fevereiro, sexta-feira da próxima semana, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a exposição militar “100 Anos de Aviação Naval”, onde se podem encontrar vários painéis com registos fotográficos, testemunhos de antigos pilotos e histórias que compuseram o início da formação da aviação naval portuguesa.

Esta mostra, que resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Comando da Zona Marítima dos Açores, encontra-se patente até ao dia 31 de março, e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira – das 09h00 às 17h00.

Criada há mais de 100 anos, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial, ao protagonizar a Travessia Aérea do Atlântico Sul.

O “Serviço de Aviação da Armada” foi criado em 28 de setembro de 1917, muito devido às iniciativas de Sacadura Cabral, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. Em 1952, foi transferida para novas instalações no Montijo, passando a chamar-se oficialmente “Centro de Aviação Naval Comandante Sacadura Cabral”, tornando-se no que é hoje a Base Aérea do Montijo.

Em 1918, Adolfo Trindade, um piloto naval açoriano, propõe a criação do “Centro de Aviação dos Açores” para hidroaviões na ilha do Faial e durante a Grande Guerra Mundial, que com o Armistício em 1919 seria transferido para Ponta Delgada e por fim sendo desativado em 1921. Na sequência da Segunda Guerra Mundial, este centro foi reativado novamente em Ponta Delgada, tendo sido desativado definitivamente em 1946.

A exposição ficará patente na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira até 31 de março e contém 20 painéis com registos fotográficos e de texto que abordam os momentos históricos da Aviação Naval.

© GC-MPV | Imagem: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s