EM AVALIAÇÃO: INSTALAÇÃO DE UMA VIATURA SIV NA PRAIA DA VITÓRIA

O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou ontem, após uma reunião de trabalho com Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, que o Governo Regional está a avaliar, com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a instalação de uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) no concelho da Praia da Vitória.

Questionado pelos jornalistas sobre se esta pretensão da Câmara Municipal tinha sido abordada na reunião que acabara de terminar, Clélio Meneses, confirmou a abordagem do assunto e adiantou que esta “é uma matéria que está ser analisada, de acordo com as disponibilidades do serviço, mas sempre no propósito de prestar um melhor serviço à população”. Nesse sentido, acrescentou, “a SIV garante a saúde em situações de emergência e é isso que estamos avaliar, com o apoio da câmara municipal”.

Clélio Meneses garantiu ainda que a ação publica deste executivo se faz da cooperação integrada das diversas valências, dando como exemplo desta postura, na Praia da Vitória, o centro de colheitas covid, que resultou da colaboração de diversas entidades.

Recorde-se que em Janeiro de 2020, o Governo Regional procedeu à entrega de uma nova viatura SIV na ilha Terceira. Esta viatura integrava um investimento de 90 mil euros correspondente à aquisição de 3 novas viaturas. Para além da viatura entregue em Angra do Heroísmo, foram entregues viaturas em Ponta Delgada e na Ribeira Grande.

Em reação à nova viatura entregue no concelho de Angra do Heroísmo, a CMPV, reivindicou que a mesma ficasse sediada no concelho da Praia da Vitória, caso contrário, avançaria ela própria para a aquisição de uma viatura, no próximo ano, destinada a esse efeito.

“Caso a Secretaria Regional da Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não venham a sediar a nova viatura na Praia da Vitória durante o ano de 2020, a CMPV, a bem dos praienses assumirá a aquisição de uma viatura SIV, durante o ano de 2021”, lia-se numa nota publicada no sítio do município a 09 de janeiro de 2020.

O serviço SIV, criado em 2012, cobre 12 concelhos das ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico, num total de 114 profissionais, dos quais 25 na ilha Terceira, divididos entre enfermeiros e tripulantes de ambulâncias de socorro.

O SIV visa garantir o transporte rápido de uma equipa multidisciplinar ao local onde se encontra o doente, tendo como objetivo a prestação de cuidados de saúde para a estabilização pré-hospitalar.

Este serviço assegura também o acompanhamento médico durante o transporte de doentes críticos, vítimas de acidente ou doença súbita, em situações de emergência.

© PE | Foto: DR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s