LAJES: SUBSTITUIÇÃO DO PISO DO CAMPO MUNICIPAL MANUEL LINHARES ADJUDICADA POR 150 MIL EUROS

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, anunciou, ao princípio da noite da passada segunda-feira, 14 de dezembro, que “já foi adjudicada” a empreitada de Requalificação do Campo Manuel Linhares de Lima, na vila das Lajes, num investimento de cerca de 150 mil euros, prevendo-se que a obra esteja terminada em fevereiro próximo.

No âmbito da “Presidência Aberta” à única vila do concelho da Praia da Vitória, entre outras visitas e audiências, Tibério Dinis reuniu com a Direção do Juventude Desportiva Lajense e, ao final do dia, numa cerimónia na sede da coletividade, anunciou a adjudicação da obra que levará à substituição do piso sintético mais antigo que a Praia da Vitória dispunha.

Referindo tratar-se de “um investimento importante de apoio à prática desportiva no Concelho”, o edil sublinhou que o investimento é, à semelhança do que já se tinha registado no Campo Municipal Dr. Durval Monteiro, na Freguesia das Fontinhas, “realizado sem recurso a qualquer financiamento bancário, nem a fundos comunitários (que no quadro comunitário de apoio que está a terminar excluía investimentos nos parques desportivos)”, sendo, “a primeira vez, que, na Praia da Vitória, se colocam pisos de relva sintética em recintos desportivos apenas utilizando os recursos financeiros próprios do Município”.

O novo piso sintético cumpre com as normas de certificação de qualidade exigidas pela FIFA (organismo mundial que gere o futebol) e está dotado de marcações próprias e diferenciadas para a existência de dois campos de futebol de 7, especificamente dedicados às camadas mais jovens do Juventude Desportiva Lajense.

“Estamos a falar de um piso sintético com as mesmas especificações técnicas daquele que foi instalado no Campo Municipal das Fontinhas, ou seja, com a mesma qualidade”, frisou, sublinhando que o piso que será retirado do terreno de jogo “será reutilizado para tapar todas as zonas de asfalto que existem em redor do campo, criando, nomeadamente, por detrás da baliza virada a sul, mais espaço para sessões de treino”.

Da reunião que manteve com a Direção dos “amarelos” das Lajes, Tibério Dinis comprometeu-se ainda a “avançar com a elaboração do projeto de arquitetura e orçamentação de um espaço dedicado à instalação de um mini ginásio”, eventualmente a edificar como ampliação futura do atual posto clínico conexo aos balneários da infraestrutura desportiva.

O edil lembrou, a propósito, que, “já no início do atual mandato municipal, tínhamos feito um investimento de melhoria e ampliação dos espaços de balneários, zonas comuns, lavandaria e posto clínico” ao dispor do Juventude Desportiva Lajense e demais utilizadores daquele recinto desportivo.

Com mais este investimento, acrescentou, “estamos perante uma melhoria substancial das condições de trabalho para a prática desportiva que o Juventude Desportiva Lajense terá ao seu dispor”, apontando que “a obra já foi adjudicada, existem as garantias de que, durante janeiro, os materiais e equipamentos fabricados em Espanha sejam transportados até à Praia da Vitória, sendo que a empreitada tem um prazo de execução de 30 dias, o que faz antever que, em finais do próximo mês de fevereiro, esteja concluído, isto é, a tempo da realização do ex-libris da política de formação que o Juventude Desportiva Lajense tem vindo a realizar no âmbito do seu plano de desenvolvimento desportivo que é o Torneio do Ramo Grande – Azores CUP”.

Por fim, mas não menos importante, Tibério Dinis referiu que, “aquando da inauguração do investimento, à semelhança do que se fez no Campo Dr. Durval Monteiro, será também descerrada uma placa evocativa da vida de Manuel Linhares de Lima, que possa deixar para a posteridade o seu legado, dando-o a conhecer às gerações mais novas que utilizem e frequentem o recinto”.

“BOM APROVEITAMENTO” DE FUNDOS COMUNITÁRIOS

Por outro lado, pela manhã, ainda no âmbito da iniciativa “Presidência Aberta”, Tibério Dinis, realçou as oportunidades de financiamento comunitário que as freguesias e vila do concelho têm sabido aproveitar, através da GRATER (Associação de Desenvolvimento das ilhas Graciosa e Terceira), visando o desenvolvimento social, cultural e patrimonial dos seus territórios.

No decurso desta “Presidência Aberta” na vila das Lajes, o autarca, entre outros, visitou o novo Parque Lúdico e Infantil da Vila das Lajes, bem como o Museu do Carnaval Hélio Costa, ambos projetos financiados por fundos comunitários, através da apresentação de candidaturas à GRATER.

“Estamos perante mais dois excelentes exemplos do aproveitamento dos fundos comunitários disponibilizados pela GRATER que as nossas freguesias e vila têm sabido potenciar. Por um lado, do ponto de vista do enriquecimento cultural, temos uma excelente requalificação do Museu do Carnaval Hélio Costa, que conta muito bem toda a história do nosso Carnaval, desde a sua envolvência até aos dias de atuação das danças e bailinhos, um excelente investimento que conta a história desta tradição tão nobre e tão rica dos terceirenses, e que tem sido muito visitada quer por locais, mas, especialmente, por quem nos visita e não conhece esta nossa forma de ser e de estar. Por outro lado, numa integração de espaços e de públicos-alvo destaque também para o projeto de valorização de requalificação e transformação deste espaço em jardim público, dando-lhe mais dinâmica e apetrechando-o com novos equipamentos dedicados às crianças”, frisou.

Para Tibério Dinis fica assim provado que “os fundos europeus disponibilizados pela GRATER são, também na vila das Lajes, um excelente exemplo de valorização, quer dos espaços públicos, quer da valorização do nosso património histórico e cultural” que importa realçar e continuar a aproveitar no futuro.

O edil lembrou a propósito que, em matéria de aproveitamento de fundos comunitários, a Câmara Municipal da Praia da Vitória “utilizou todo o plafond que lhe foi atribuído” no quadro comunitário que encerra a 31 de dezembro próximo, “num total de cerca de 12 milhões de euros de investimentos públicos municipais que ou estão em curso, ou aguardam apenas a aprovação das entidades gestoras dos fundos comunitários para avançarem ao longo do ano 2021”.

Neste dia dedicado pelo executivo municipal à vila das Lajes, destaca ainda para a visita à zona da Serra de Santiago, na qual o executivo municipal visitou, acompanhado de elementos da comissão, as obras da despensa do Império de São João da Serra de Santiago. Durante a visita foram perspetivados apoios no âmbito do regulamento municipal cooperar e desenvolver para as intervenções em curso.

Durante a visita à Serra de Santiago decorreu também uma visita à “Casa Farol”, uma habitação localizada no Bairro Novo, onde será instalado um Centro Comunitário de Apoio à população. Neste Centro serão desenvolvidas várias atividades direcionadas para as crianças, jovens e idosos, com especial incidência, no acompanhamento educativo, no desenvolvimento de iniciativas de prevenção da saúde mental e integração social. Será, também, disponibilizado acompanhamento psicológico e realizado atendimento de apoio social. O funcionamento deste centro será diário.

Durante o período da manhã, o executivo municipal visitou, ainda, a Creche e Centro de Atividades de Tempos Livres, localizado no Centro Intergeracional da vila das Lajes.

GC-MPV | Fotos: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s