
Afirma o Bloco de Esquerda, em comunicado, que primeira vez que foi chamado ao debate parlamentar, o secretário regional das Finanças mentiu sobre a situação da SATA e demonstrou que este Governo Regional está mais preocupado com o ataque político do que em defender a SATA e o futuro dos Açores.
Durante o debate do programa de Governo, ontem, o secretário regional das Finanças anunciou que os reforços de capital à SATA teriam sido ilegais e que a empresa teria de devolver esse capital antes da aprovação do plano de reestruturação.
Mas, refere o BE em comunicado, “como se veio a provar pela reação da Comissão Europeia, estas afirmações são falsas, uma vez que o processo continua em análise pela Comissão”.
Para o Bloco de Esquerda, a SATA é uma empresa que presta um serviço público insubstituível e fundamental para os Açores. Perder a SATA é comprometer o futuro dos Açores.
“Os Açores são uma região ultraperiférica reconhecida no artigo 349.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia e esse fato, aliado ao afastamento geográfico, à insularidade, à pequena superfície, ao relevo e clima difíceis têm de ser argumentos para o Governo Regional e da República defenderem a SATA perante a Comissão Europeia”, alerta o Bloco de Esquerda.
“Lamentavelmente, temos um Governo Regional que está mais interessado no ataque político do que na defesa dos Açores”, lamenta o Bloco de Esquerda.
© GI-BE/A | Foto: GI-BE/A | PE