
De acordo com o Decreto Regulamentar Regional n.º 27/2020, de 2 de dezembro, a partir das 00:00 desta quinta-feira, 03 de dezembro, até às 23:59 do próximo dia 08, a vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, ficará isolada através de cerca sanitária, para teste massivo da população, face evolução da situação pandémica de COVID-19 dos últimos dias que configura a clara existência de transmissão comunitária.
Em comunicado, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores, informa que esta cerca sanitária “será concretizada através de pontos de fiscalização e controlo policial”. Para além disso, informa a PSP, serão ainda “utilizadas várias barreiras físicas que delimitam toda a área da vila de Rabo de Peixe, no Concelho da Ribeira Grande”.
A operação de fiscalização da PSP conta com o apoio logístico do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.
“A atuação da PSP incidirá numa intervenção pedagógica e sensibilizadora da comunidade quanto à interdição das deslocações que não sejam justificadas e a recomendação a todos os cidadãos para o cumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, cumprindo, sempre que necessário, com as orientações e determinações das respetivas Autoridades Sanitárias”, lê-se no comunicado policial.
“A PSP continua a apelar ao sentido de responsabilidade e de cidadania de todos os residentes na vila de Rabo de Peixe, aconselhando-os a cumprirem voluntariamente e para bem da saúde de toda a comunidade, as normas de saúde pública impostas pela cerca sanitária naquela vila e às instruções emanadas pelos agentes da autoridade”, apela a força policial.
A PSP adverte ainda, “que a transposição, apeada ou automóvel, dos limites da aludida cerca sanitária, corresponde à prática de um crime de desobediência não havendo lugar a qualquer condescendência nos casos de incumprimentos que sejam detetados”.
© CR-PSP-A | PE