MUNICÍPIO DA PRAIA DA VITÓRIA INTEGRA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS COM PROJETO “O MAR TRAZ, O MAR NÃO LEVA!”

Sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção, redução e reutilização de resíduos produzidos pela ação humana constitui o objetivo central da campanha “O Mar Traz, o Mar NÃO LEVA!”, uma iniciativa da autarquia praiense que assenta na recolha e transformação de microplásticos que o mar deposita nos areais da Praia da Vitória.

Esta ação decorre no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR- European Week For Waste Reduction), cujas comemorações acontecem de 21 a 29 de novembro, sob a temática “Resíduos Invisíveis”, pretendendo consciencializar a sociedade para a grande quantidade de desperdício gerado durante o ciclo de vida dos produtos utilizados por cada um de nós.

Os resíduos recolhidos, e após tratamento, serão entregues a estabelecimentos de ensino e trabalhados pelos alunos ao nível do desenvolvimento de projetos artísticos que serão posteriormente dados a conhecer junto da comunidade.

A campanha de sensibilização ambiental envolve ainda, e através das redes sociais do município, a divulgação de um vídeo que alerta para a problemática do plástico, bem como para a gestão dos resíduos e posterior reciclagem dos mesmos.

Segundo Raquel Borges, vereadora com competência na área de Ambiente, “a Câmara Municipal associa-se a este evento porque entende que é seu dever sensibilizar a comunidade e, concretamente, as novas gerações para os efeitos nefastos da produção excessiva de resíduos de plástico e o seu abandono no meio ambiente”.

“O esforço com vista à redução da pegada ambiental é necessário e essencial à sustentabilidade do nosso planeta, pois é notória a quantidade de microplásticos presentes nos oceanos, algo que afeta gravemente a biodiversidade marinha”, referiu a edil praiense.

“Pretendemos ainda envolver outros municípios com condições territoriais semelhantes no sentido de reforçar o impacto destas ações, pois apesar de este ser um pequeno contributo local, sabemos da importância de juntos podermos fazer a diferença”, disse a responsável municipal.

A campanha “O Mar Traz, o Mar NÃO LEVA!” encontra-se presente no site oficial da EWWR, acessível em https://ewwr.eu/actions/o-mar-traz-o-mar-nao-leva/.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s