HORTA: REQUALIFICAÇÃO DO CAMINHO DO FAROL NO CAPELO

Teve início quarta-feira, no âmbito do projeto “Presentes no Concelho”, a empreitada de requalificação do Caminho do Farol na freguesia do Capelo, concelho da Horta, ilha do Faial.

A obra, levada a cabo pela empresa Tecnovia, consiste na construção de valetas e asfaltagem daquele troço que, recorde-se, é em saibro. Nesta artéria foi também levada a cabo, pelo Município, uma intervenção ao nível do abastecimento de água, nomeadamente com a instalação de uma conduta de água até ao Farol.

Para presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH),José Leonardo Silva, “este é mais um investimento que a CMH está a levar a cabo durante este período de incerteza e instabilidade provocado pela Pandemia, mas que se reveste de particular importância uma vez que se trata de uma aposta na requalificação da nossa rede viária, visando um melhoramento das nossas acessibilidades”.

“Trabalhamos a melhoria das nossas acessibilidades e encontrámos soluções que permitem, com responsabilidade e sem penalização da solidez financeira da Câmara, melhorar a qualidade da nossa rede viária municipal que, como todos sabem, é muito extensa e não é apoiada por fundos comunitários”, salientou José Leonardo Silva. 

NÚCLEO EXPOSITIVO DAS BICAS ABERTO AO PÚBLICO

Entretanto, foi inaugurado na passada segunda-feira, 23 de novembro, na freguesia dos Flamengos, o Núcleo Expositivo das Bicas. Um projeto que pretende, acima de tudo, valorizar o potencial turístico daquela freguesia do centro da ilha azul.

“A freguesia dos Flamengos está dotada de um potencial turístico inegável, na encruzilhada da história que sabemos tão bem contar, mas que ainda não estava suficientemente estudada e aprofundada, pelo que a CMH avançou com um projeto de intervenção para desenvolver o potencial turístico e histórico da zona das Bicas”, referiu, na ocasião, José Leonardo Silva.

“No dia em que se assinala a passagem dos 47 anos do sismo de 1973 que destruiu, recorde-se mais de 600 casas, este Núcleo Expositivo, recolhe estas memórias, mas não fica refém destes episódios. A sua instalação, neste local, fruto da transferência de património da Região para o Município da Horta, é agora a semente que nos permitirá, ainda mais no futuro, criar outras ligações e sinergias, que trarão mais-valias culturais, económicas e turísticas à ilha do Faial”, sublinhou.

Para o autarca, o trabalho de criação de pólos agregadores e geradores de mais-valias do ponto de vista do turismo, em todo o concelho é fundamental.

“Iniciamos este trabalho aqui nos Flamengos mas também já estamos a criar condições idênticas em várias freguesias, incluindo na cidade, com a frente mar”, anunciou.

De acordo com José Leonardo Silva, “nos Flamengos pretendemos, em conjunto com a Direção Regional da Cultura e com a Direção Regional do Ambiente, desenvolver um Plano de Revitalização da Ribeira dos Flamengos, associado sempre à atividade das lavadeiras, e valorizar os aspetos arqueológicos que possam advir do local onde se instalaram inicialmente os primeiros povoadores.”

O Núcleo Expositivo é, por isso, “uma infraestrutura que valoriza o usufruto que a bela Ribeira dos Flamengos nos pode trazer no âmbito da oferta turística, com a criação de percursos pedonais e a ligação ao Jardim Botânico que é complementada com a valorização da fauna e da flora deste magnífico habitat”, frisou.

Este espaço, criado e gerido pela CMH, contempla, para além da exposição, uma mini biblioteca, um espaço para degustação de chás e, no primeiro semestre do próximo ano, de mobiliário convidativo a uma estadia mais prolongada na zona de esplanada.

© CMH | Fotos: CMH | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s