SÃO ROQUE DO PICO CELEBRA 478 ANOS DE ELEVAÇÃO A CONCELHO

São Roque, na ilha do Pico celebrou ontem, dia 10 de novembro, o 478.º aniversário de elevação a concelho.

Criado em 1542 por ordem do Rei de Portugal D. João III, o concelho de São Roque do Pico é constituído por cinco freguesias: Santo Amaro, Prainha, São Roque do Pico, Santo António e Santa Luzia, onde, segundo os censos de 2011, residem 3.388 habitantes.

Depois de no início do povoamento ter baseado a sua fonte de rendimento na exportação de pastel e trigo, a caça à baleia foi uma importante fonte de riqueza na segunda metade do século XIX.

Atualmente, o concelho assenta a sua economia no sector primário e terciário, onde o turismo começa a ganhar dimensão associado a uma vasta oferta de atividades ligadas à natureza e na policromia cultural do povo que procura preservar o que de melhor tem para oferecer sem renunciar ao desenvolvimento de um amplo horizonte futuro.

No dia de aniversário, o presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, enalteceu “a dedicação de todos aqueles que ao longo de gerações ajudaram a construir com o seu trabalho, determinação e com seu saber uma história rica e cheia de sucessos”.

O autarca assegurou que o executivo municipal a que preside trabalha diariamente com o objetivo de dar continuidade a esse percurso, garantindo que numa época difícil como a atual vai manter-se muito atento às dificuldades das famílias e das empresas para evitar uma pandemia económica: “Este é um tempo de contenção, mas que não deve quebrar o nosso futuro nem provocar uma pandemia económica no concelho. Por isso, neste dia de boa memória para São Roque do Pico, é altura de olhar para o futuro com a garantia de que este executivo vai manter-se atento às dificuldades das famílias e das empresas, tal como temos feito, ao lado de todos que procuram ganhar os desafios, assegurando o nosso futuro com empenho, dedicação e muito trabalho”.

É com esse objetivo que o último ano do presente mandato será determinante para a concretização e conclusão de um conjunto de investimentos em curso ou em vias de serem iniciados. Ao todo, até final do mandato, a Câmara Municipal de São Roque do Pico pretende investir mais de quatro milhões de euros, uma verba que segundo Mark Silveira “vai permitir dar passos importantes para se assegurar outros patamares de desenvolvimento no concelho de São Roque do Pico”.

© CMSRP | Imagem: CMSRP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s