GOVERNO REGIONAL LANÇA MANUAL PARA A SEGURANÇA NA PESCA

O Diretor Regional das Pescas afirmou que os Açores são “uma das três regiões do país com a taxa mais baixa de acidentes na pesca”, destacando que a Secretaria Regional do Mar tem trabalhado para “sensibilizar a comunidade piscatória açoriana para a importância da segurança a bordo”.

Luís Rodrigues, que falava a propósito da distribuição gratuita do Manual para a Segurança na Pesca por todos os pescadores açorianos, frisou a necessidade de os marítimos estarem “bem preparados e munidos de conhecimentos sobre como atuar numa situação de emergência no mar”.

A Direção Regional das Pescas editou 3.000 manuais que começaram hoje a ser distribuídos aos pescadores e armadores da Região, em colaboração com a Federação das Pescas dos Açores e as associações da pesca de todas as ilhas.

Luís Rodrigues adiantou que “também serão entregues alguns manuais às escolas profissionais, bibliotecas públicas e outras instituições ligadas ao ensino por serem considerados recursos técnico-pedagógicos de apoio à formação em segurança”.

“Apesar de ter sido desenhado para marítimos, o Manual é útil para qualquer cidadão, na prevenção e preparação em caso de acidente no mar”, disse.

O Diretor Regional referiu que, “segundo as últimas estatísticas sobre sinistralidade no setor das pescas, publicadas pela DGRM, em 2018, os Açores, felizmente, apresentam uma baixa taxa de acidentes na pesca”.

Luís Rodrigues afirmou ainda que, durante esta legislatura, mais de 1.000 marítimos beneficiaram de ações de sensibilização para a salvaguarda da vida humana no mar, frisando que “a segurança deve ser sempre uma prioridade”.

“Os nossos pescadores devem estar sempre cientes do perigo, pelo ambiente adverso em que operam, sujeito a fortes intempéries e a mudanças bruscas do estado do mar”, disse, acrescentando que “no mar, em caso de acidente, a intervenção só é eficiente se os pescadores tiverem consciência dos riscos, compreenderem as medidas de segurança e forem capazes de executar os procedimentos de prevenção e de emergência a bordo”.

Entre várias iniciativas realizadas em todas as ilhas dos Açores no âmbito da prevenção de acidentes a bordo, destacam-se simulações em situação real de incêndio ou de naufrágio, ações a bordo das embarcações, em sala de aula e via rádio VHF.

O Diretor Regional frisou que todos os cursos de escolarização e de formação profissional organizados pela Direção Regional das Pescas incorporaram matérias relacionadas com segurança.

O Manual para a Segurança na Pesca foi produzido no âmbito da campanha ‘Pesca Segura’, desenvolvida em parceria com a Federação das Pescas dos Açores e com a colaboração da Proteção Civil e Bombeiros, da Escola de Pescas FOR-MAR, da Estação Costeira, da Lotaçor e da Capitania de Ponta Delgada.

As principais matérias deste Manual abordam questões como ‘Primeiros Socorros’, ‘Combate a Incêndios’ e ‘Motores e Comunicações’.

© GaCS/GM| Foto: GaCS/DRP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s