GOVERNO DOS AÇORES INVESTIU MAIS DE 4,5 MILHÕES DE EUROS EM SANTA MARIA NA ÁREA DA CULTURA

O Governo dos Açores, na legislatura que agora termina, investiu na ilha de Santa Maria mais de 4,5 milhões de euros na obra de construção do Cinema do Aeroporto – Atlântida Cine, revelou hoje o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma visita a esta obra, adiantou que a expectativa é que este equipamento “venha a contribuir em muito para a dinamização cultural de Santa Maria”.

“Mais do que isso, a recuperação deste velho cinema, oficialmente o Atlântida Cine, popularmente o Cinema do Aeroporto, também corresponde à recordação de um tempo de projeção dos Açores no Atlântico”, acrescentou.

Avelino Meneses salientou que, no começo da atual legislatura, o objetivo relativamente a esta obra era que estivesse agora concluída, tal no entanto “não foi possível, mas está quase”.

Em falta, referiu o Secretário Regional, está a montagem de alguns equipamentos “indispensáveis ao funcionamento de uma casa de espetáculos como esta foi e como queremos que ela continue a ser”.

Na origem desta situação, segundo o Secretário Regional, estiveram os efeitos da pandemia, que, durante algum tempo, impediram o acesso de trabalhadores e de empresas à ilha de Santa Maria.

Por outro lado, Avelino Meneses adiantou que está a ser estudado o estabelecimento de uma relação de parceria entre o Atlântida Cine – Cinema do Aeroporto e o Teatro Micaelense no sentido de aproveitar sinergias, nomeadamente ao nível de gestão e programação.

Dotado de condições para espetáculos de teatro, dança, música e cinema e para a realização de conferências, este novo edifício, dotado de uma sala com 500 lugares, dispõe ainda, entre outros, de um bar e parque de estacionamento.

A construção do Cinema do Aeroporto insere-se nas políticas de salvaguarda do património histórico de Santa Maria e do património cultural da Região prosseguidas pelo Governo dos Açores, sendo que a reabilitação deste edifício, construído pelos norte-americanos durante a II Guerra Mundial, é a concretização de um compromisso que o Executivo regional assumiu com a população e que vai dotar a ilha de um equipamento cultural em linha com os demais existentes no arquipélago.

© GaCS/PB| Fotos: GaCS/SREC | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s