GOVERNO DOS AÇORES CRIA APOIO PARA INCENTIVAR O ENVELHECIMENTO DOS VINHOS LICOROSOS

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas criou um apoio financeiro para incentivar o envelhecimento dos vinhos licorosos produzidos na Região, cuja qualidade é reconhecida além-fronteiras, tendo em conta o passado histórico associado a este tipo de vinhos, que importa agora voltar a impulsionar face ao seu grande potencial comercial.

De acordo com uma portaria hoje publicada em Jornal Oficial, este apoio ao envelhecimento de vinhos licorosos abrange empresas, cooperativas vitivinícolas e produtores que envelheçam vinho segundo métodos tradicionais durante um período mínimo ininterrupto de cinco anos e máximo de 20 anos.

Esta ajuda será concedida até ao limite anual de 200 mil litros por beneficiário, tendo o vinho que ser alvo de certificação.

Em causa estão vinhos com caraterísticas singulares e de grande qualidade, resultante do clima, do solo vulcânico, do uso das castas nobres regionais e do saber fazer que tem passado de geração em geração.

Para o Governo Regional, este é um património que importa preservar e incentivar, contribuindo para aumentar as exportações, gerar mais riqueza e dinamizar um setor com cada vez maior importância económica nos Açores.

A vitivinicultura tem tido nos últimos anos um desenvolvimento sem paralelo nos Açores, quer em termos de área apta à produção de vinhos de qualidade e certificados, quer através do aumento do número de produtores e de operadores económicos.

Imagem: © GaCS | GaCS/RM/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s