APOSTAR NUMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Rui Espínola

A ilha Terceira necessita urgentemente de apostar numa estratégia de crescimento e desenvolvimento sustentável que seja geradora de progresso económico e consequentemente de criação de emprego estável, qualificado e propiciador de uma melhoria das condições de vida de todos os terceirenses.

A governação socialista dos últimos 24 anos conseguiu colocar a ilha nos piores índices do desenvolvimento regional, por via duma estratégia assente essencialmente na subsidiação constante dos agentes económicos e na criação de dependências, que visam a manutenção do poder a qualquer custo. Conseguiu gerar mais pobreza e esvaziar a ilha, não só em serviços, mas também em diversos setores da atividade económica.

Com isto, a ilha perdeu, nos últimos 20 anos, cerca de 2% da sua população e 1/3 dos seus jovens com menos de 15 anos. Apresenta o maior saldo natural negativo dos Açores em termos absolutos (há uma década que morrem mais pessoas do que as que nascem) e tem um poder de compra abaixo da média regional e da média nacional. Significa isto que em termos percentuais, um terceirense vive hoje com menos poder de compra do que o açoriano médio.

Ora, não é isto que queremos para o futuro da nossa terra e dos nossos filhos. Em vez do atirar dinheiro para cima dos problemas, precisamos de melhorar as condições que favorecem e estimulam a economia, como é o caso dos transportes marítimos e aéreos. Em vez de modelarmos o investimento económico, muitas vezes criando injustiças, precisamos valorizar as ideias e o potencial dos terceirenses que querem investir. Em vez de subsidiarmos intensamente e eternamente ao ponto de pagarmos para termos emprego, como é bem exemplo o Terceira Tech Island, precisamos criar condições para que as empresas, findos os incentivos, se mantenham em atividade, continuem a gerar emprego e a crescer.

Para isso, não podemos continuar com um porto oceânico vazio e sem estratégia, com a operação portuária mais cara dos Açores, sem ligações marítimas previsíveis e diretas com Portugal continental. Precisamos de desenvolver e potenciar a centralidade deste porto quer no mercado interno, criando uma plataforma logística para o efeito, quer no mercado externo como ponto de apoio e abastecimento à navegação atlântica. Por isso, é obrigação do futuro Governo Regional afirmar este porto na estratégia nacional para o GNL e para o Hidrogénio e potenciar a sua centralidade no contexto regional, nacional e internacional.

Por outro lado, é fundamental dar confiança aos agentes económicos, melhorando as acessibilidades aéreas, mantendo as ligações diárias com Portugal continental, também com a operação lowcost, e reforçando a operação da SATA com a Terceira, aproveitando a centralidade geográfica da ilha para garantir a redução do valor das tarifas. Propomos viagens interilhas a 60 euros para residentes nos Açores, exatamente porque não faz sentido pagarmos quase tanto interilhas como pagamos para Lisboa ou Porto. É preciso dar oportunidade aos açorianos de “viverem” mais vezes os Açores.

Promover esta mudança é um imperativo regional, urgente, que muito beneficiará a ilha Terceira e os Açores. Para isso, é necessário uma alteração do paradigma de governação nos Açores, pois os resultados das políticas socialistas estão à vista de todos: mais subsídio e mais pobreza. Ao invés, queremos uma governação que dê mais espaço ao empreendedorismo, mais liberdade e mais segurança para os agentes económicos poderem investir, gerar emprego sustentável e riqueza, sem qualquer tipo de amarra.

Rui Espínola
Candidato a deputado pelo PSD/Terceira às eleições Regionais 2020.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s