VASCO CORDEIRO PARTICIPA EM INICIATIVA ONLINE COM JOVENS AÇORIANOS

O Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, participou este domingo numa iniciativa online, através do seu Instagram, com a Juventude Socialista dos Açores e com os mandatários jovens da candidatura do PS/A às eleições regionais de 25 de outubro.

Emprego, Educação, Tecnologias, Turismo e Cultura, foram alguns dos temas abordados.

Respondendo às questões colocadas por jovens de todas as ilhas, o líder dos socialistas abordou a área do emprego jovem, destacando o “longo e duro caminho” realizado nesse domínio. Sublinhando que no segundo trimestre de 2020 a taxa de desemprego jovem se fixou nos 18,8%, inferior à taxa nacional, Vasco Cordeiro referiu que a abordagem regional nesta matéria tem passado pela aposta na qualificação, sendo que num segundo momento há que criar mecanismos que possam fomentar “o contacto do jovem com experiências de trabalho em concreto”, sendo disso o programa Estagiar exemplo.

Relativamente à educação, e frisando ser este um desafio geracional, no qual “os resultados não aparecem com a rapidez que gostaríamos”, o Presidente do PS/Açores considerou ser necessário “concentrar energias para podermos estar ao nível de outras regiões do país e da Europa”, falando, nesse sentido, “da taxa de sucesso escolar, da taxa de escolarização, do abandono escolar precoce, de qualificação em geral”.

Quanto ao turismo, e afirmando que nos últimos sete anos “temos um aumento do número de passageiros desembarcados no interilhas à volta de 60%”, destacou igualmente a necessidade de melhorar a questão dos transportes, sublinhando ainda que, numa segunda componente, cada ilha tem de ter um produto turístico “que apele, que seja claro, e que tem de ser uma vantagem que a própria ilha tem”.

“Essas duas componentes são essenciais, e é a partir delas que conseguimos criar massa crítica para desenvolver o turismo”, afirmou o socialista, referindo ainda os mecanismos ao dispor para o fazer, “desde logo um conjunto de fundos europeus direcionados para apoio nessa área, mas também naquilo que são investimentos de outra natureza”.

Na área das tecnologias, Vasco Cordeiro considerou ser esta uma das mais poderosas ferramentas de igualdade que já surgiram, no sentido em que “não há nada que impeça que possa vender os seus serviços para o mundo e que do mundo procurem os seus serviços”, representando por isso uma maior responsabilidade, ao colocar o ênfase na qualidade do trabalho e no profissionalismo.

Quanto à área da Cultura, e na relação que se estabelece entre este tema e a COVID-19, o socialista sublinhou o esforço que se tem tentado fazer de, conciliar, o mais rapidamente possível, a componente da segurança e defesa da saúde pública com o retomar de um conjunto de atividades. “Há um investimento considerável, desde logo, ao nível de infraestruturas, sistemas de apoios aos mais variados grupos, às atividades culturais na região, e que acreditamos ser uma parte essencial desse processo para que a cultura aconteça”.

Nesta iniciativa online, a primeira do género realizada no âmbito das eleições para a Assembleia Legislativa Regional, participaram jovens de todas as ilhas dos Açores que, entre outros assuntos, abordaram ainda temas como a redução demográfica, a aposta na ciência, na tecnologia e na inovação, a importância da participação cívica e a relevância de alguns investimentos públicos para o desenvolvimento regional.

Foto: © PS-A | PS-A/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s