ESCOLA DO MAR DOS AÇORES VAI TER CURSO DE NADADOR-SALVADOR A PARTIR DO PRÓXIMO ANO, AFIRMA DIRETOR REGIONAL DOS ASSUNTOS DO MAR

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar adiantou que a Escola do Mar dos Açores pretende certificar-se junto do Instituto de Socorros a Náufragos enquanto escola de formação de nadadores-salvadores, para que, “no próximo ano, seja possível a realização de cursos em todas as ilhas da Região”.

Filipe Porteiro falava quinta-feira, na Praia de Porto Pim, na Horta, à margem de um simulacro sobre técnicas de salvamento pelos nadadores-salvadores, promovido pela Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte.

Segundo o Diretor Regional, “a contratação de nadadores-salvadores vindos do exterior” para colmatar as necessidades durante esta época balnear foi “uma boa solução”, que poderá ser replicada nas ilhas mais pequenas.

Refira-se que a pandemia de COVID-19 impossibilitou este ano a realização de cursos de formação de nadadores-salvadores na Região.

Filipe Porteiro destacou a “preocupação” do Governo dos Açores com a segurança dos turistas e residentes que utilizam as zonas balneares do arquipélago.

“A presença de nadadores-salvadores é fundamental para uma maior segurança dos banhistas que procuram as nossas praias de areia preta, as poças e piscinas de origem vulcânica, aproveitando as temperaturas amenas e as paisagens únicas das nossas ilhas”, disse.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar, enquanto entidade gestora da Praia de Porto Pim, assegura a contratação de nadadores-salvadores, sendo que este ano está a trabalhar, pela primeira vez, com a Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte.

A contratação de nadadores-salvadores para as zonas balneares da competência direta da Direção Regional dos Assuntos do Mar, nomeadamente Porto Pim, no Faial, Maia e São Lourenço, em Santa Maria, e São Vicente Ferreira, em São Miguel, representa um investimento anual superior a 70 mil euros.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar comparticipa também os cursos de nadadores-salvadores realizados na Região, que visam formar e qualificar jovens para prestarem serviços de informação, vigilância, salvamento e socorro nas zonas balneares costeiras do arquipélago.

Fotos: © GaCS/DRAM | GaCS/GM/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s