SÃO MIGUEL: PROJETO-PILOTO EM NOVAS TECNOLOGIAS DE MOBILIDADE ELÉTRICA

O Presidente do Governo inaugurou hoje o projeto-piloto ‘Energia Sobre Rodas – V2G Açores’, o qual, envolvendo uma série de parceiros do setor energético, aposta na utilização de tecnologias inovadoras relacionadas como a mobilidade elétrica.

Os objetivos deste projeto, ao testar esta nova tecnologia e ao quantificar o benefício para o cliente-utilizador e para o operador da rede elétrica, “colocam os Açores entre os que estão na vanguarda em termos tecnológicos de mobilidade elétrica”, afirmou Vasco Cordeiro.

A tecnologia V2G – Vehicle-to-Grid é considerada o passo que se segue na mobilidade elétrica, permitindo que os veículos elétricos deixem de ser apenas consumidores de eletricidade, para que possam igualmente injetar energia na rede, ou seja, permite que um veículo elétrico carregue a sua bateria e/ou a descarregue para fornecer energia à rede elétrica nos momentos em que esta necessita.

No início da visita do Governo a São Miguel, Vasco Cordeiro, depois de salientar que se trata, assim, de um projeto de “importância estratégica para o nosso futuro coletivo”, considerou que, nesta área das energias renováveis, um dos desafios reside numa cada vez maior sustentabilidade do consumo.

“Não basta produzir energia a partir de fontes de energia renováveis. É necessário também utilizar bem esta energia. Este projeto coloca a enfase nesta componente”, realçou o Presidente do Governo.

Nesse sentido, afirmou que a EDA, com as responsabilidades que tem como concessionária, deve, paralelamente ao trabalho desenvolvido na produção de renováveis, entrar, de forma cada vez mais efetiva, na “componente de utilizar bem a energia produzida, através da sustentabilidade do consumo”.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou ainda o posicionamento que a Região tem assumido, em termos internacionais, com a utilização de energias renováveis e com a sua utilização sustentável.

“Este projeto é mais um exemplo daquilo que a Região tem feito a nível nacional e internacional”, tendo sido considerada como um exemplo a seguir no contexto das regiões insulares, destacou o Presidente do Governo.

Os Açores incorporam consórcios internacionais, projetos de cooperação e grupos de trabalho em matéria de energia, como, por exemplo, nos projetos RESOR ou EMOBICITY, além de terem sido selecionados como uma das 26 regiões vanguardistas europeias, para apresentar a sua agenda para a transição energética, no âmbito da iniciativa europeia Clean Energy for EU Islands, referiu.

O projeto-piloto hoje inaugurado, composto por 10 veículos elétricos e pontos de carregamento específicos designados para o efeito, tem como parceiros a Galp (promotor), a Nissan (fornecedor de veículos elétricos), a EDA – Eletricidade dos Açores (operador de rede), a Nuvve (software, inteligência do sistema) e a MagnumCap (fornecedor de infraestrutura de carregamento bidirecional), incluindo também as representações institucionais que acompanham os resultados, ou seja, a Direção Regional da Energia (co-promotor), a Direção-Geral de Energia e Geologia e a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A Direção Regional da Energia, a Direção-Geral de Energia e Geologia e a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estão a acompanhar de perto a evolução do projeto piloto, com o intuito de proceder aos ajustes necessários para aumentar a sua eficiência, percecionando e quantificando, simultaneamente, os benefícios para o utilizador e para o operador do sistema.

Fotos: © GaCS/JAR | GaCS/PC/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s