PRAIA DA VITÓRIA: “DORES DE CRESCIMENTO” LEVA TECNOLÓGICA “BOOL” A MUDAR-SE PARA NOVAS INSTALAÇÕES

A empresa Bool –Software Consulting tem novas instalações. Parceira praticamente desde o início do projeto Terceira Tech Island (TTI), a empresa começou por instalar-se com dois elementos numa pequena sala da incubadora de empresas Praia Links, mas o espaço veio a revelar-se pequeno face ao crescimento registado, o que levou ao recrutamento de mais programadores formados no âmbito do TTI. Assim, na passada quinta-feira, 23 de julho, a empresa inaugurou o seu novo polo tecnológico, um espaço maior e mais amplo situado numa das principais artérias do burgo praiense – a rua da Graça.

“Há já algum tempo que estávamos com dores de crescimento”, começa por dizer Afonso Metello, sócio fundador e CEO da Empresa ao Praia Expresso, enquadrando: “O contexto pandémico veio mudar um pouco a necessidade de um espaço físico, mas esta expansão para um espaço maior já era anterior à pandemia, embora tenha acelerado ainda mais o processo. Na verdade, estávamos com dificuldades de escala, já não cabia mais gente no espaço onde estávamos e então chegou o momento de arranjar um espaço maior”.

Fundada em 2013, a empresa tornou-se parceira do TTI logo no início do projeto na sequência de um desafio lançado por Luís Leal da SDEA. “O Luís Leal lançou-nos o desafio e nós viemos perceber que tipo de formandos saiam daqui. Quando percebi as competências e as ‘skills’ que daqui saiam, a aposta foi imediata, e então, mudamos a sede para cá”, conta Afonso Metello.

De resto, a parceria estratégica com a Academia do Código – outro parceiro do projeto – é um pilar fundamental de todo TTI para o CEO da Bool, que coloca exigência máxima no recrutamento de novos programadores, já que a sua empresa, segundo diz, desenvolve um “trabalho deveras exigente”.

“A Academia do Código é um ótimo parceiro do ‘Tech Island’. O que eles fazem é extraordinário num ‘bootcamp’ de três meses com programação superintensiva”, diz Afonso Metello que especifica de seguida as exigências da empresa ao nível de novos recrutamentos. “Normalmente recrutamos no top 20% de cada turma. Procuramos sempre os bons. Não temos um número fixo, se encontrarmos 10 bons. agarramos todos. Na prática, isto têm-se traduzido no recrutamento de uma, duas, às vezes três pessoas, em cada ‘bootcamp’”.

Neste momento decorre nova fase de recrutamento de mais três elementos para a equipa da Praia da Vitória, atualmente constituída por 7 programadores. Segundo Afonso Metello, este recrutamento faz-se “numa espécie de desafio técnico para ver como as pessoas se comportam”.

Aos sete elementos do polo da Praia da Vitória juntam-se mais 47 no continente que prestam serviços de desenvolvimento de “software” sobre a tecnologia OutSystem para empresas em oito países diferentes. As equipas são multidisciplinares, embora atualmente a da Praia da Vitória desenvolva na sua maioria trabalhos para clientes holandeses.

Interrogado sobre as áreas de especialização, Afonso Metello diz que a especialização da empresa é absolutamente técnica. “Nós não temos um vertical de negócio onde nos especializamos. A forma como eu gosto de me referir às nossas pessoas e àquilo que nós fazemos é que nós somos artesãos de software. A Parte do negócio compete ao cliente conhecer e dominar, e nós desenhamos a melhor solução técnica para aqueles que são os seus desafios”. Desse modo, a empresa desenvolve soluções para áreas como as telecomunicações, o retalho, a saúde e a banca.

O caso da Bool não é único, várias são as empresas que encontraram no projeto TTI um enorme potencial de crescimento. Nos próximos dois ou três meses outras cinco empresas deslocar-se-ão para o centro da Praia da Vitória devido a “dores de crescimento”.

Fotos: © GaCS/VP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s