O Governo dos Açores homenageia este ano, no âmbito da XIX Gala do Desporto Açoriano, 99 atletas, dirigentes, entidades e personalidades, numa cerimónia descentralizada e de forma mais personalizada.
A atleta Ana Filipe, na categoria “Desportista do Ano”, e a treinadora Maria Alexandra Barroso, na categoria “Prestígio Desportivo Anual”, vão receber os troféus atribuídos através de votação pelos órgãos de comunicação social dos Açores.
Inicialmente agendada para 21 de abril, no concelho da Povoação, em S. Miguel, a Gala do Desporto Açoriano de 2020, que distingue os agentes desportivos e as entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram na época desportiva anterior, foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.
O Governo dos Açores entende, no entanto, conforme informação da Direção Regional do Desporto (DRD), que “o reconhecimento público a todos aqueles que mais se distinguiram e notabilizaram ao longo do ano de 2019 é algo que não deve ser esquecido, mas sim valorizado e enaltecido”, pelo que “será à mesma feita a devida homenagem, contudo num modelo descentralizado, de uma forma personalizada e intimista”.
Nesta perspetiva de “valorização e de proximidade”, a DRD destaca o vídeo com a mensagem do Secretário Regional da Educação e Cultura.
Entre os galardoados deste ano está na categoria “Personalidades” Roberto Andrade, pelos 20 anos como dirigente do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal. Roberto Andrade é também, desde o início do mês de junho presidente da Comissão Administrativa do Sport Club Praiense, cargo que assumiu em Assembleia Geral por falta de quórum da antiga Direção presidida por Marco Monteiro.
A lista de todos os galardoados poderá ser consultada aqui.
Imagem: © GaCS/DRD | GaCS/DRD/PE