
Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) avança que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 21:02 (hora local) desta terça-feira, 14 de julho, um evento com magnitude 3,7 na escala de Richter e epicentro a cerca de 24 quilómetros a este/sueste da Vila de São Sebastião, concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
De acordo com a informação recolhida, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV nas freguesias de Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, e de Porto Martins, Cabo da Praia e Santa Cruz, no concelho da Praia da Vitória.
O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Fonte do Bastardo e Fontinhas, também no concelho de Praia da Vitória.
Recorde-se que pela 09:37 (hora local) desta mesma terça-feira, o CIVISA registou um vento com magnitude 3,5 na escala de Richter e epicentro a cerca de 23 quilómetros a este/sudeste da freguesia do Cabo da Praia, no concelho da Praia da Vitória. Este sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Santa Cruz, no concelho da Praia da Vitória.
ESCALA DE MERCALLI MODIFICADA
Graus de intensidade e respetiva descrição.
III (Fraco)
Sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.
IV (Moderado)
Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.
GaCS/SRPCBA/IPMA/PE