O Governo dos Açores concluiu ontem, segunda-feira, 06 de julho, a colocação da terceira emissão de papel comercial deste ano “com sucesso”, tendo emitido 50 milhões de euros a uma taxa de juro de 0,00%, pelo prazo de três meses.
Segundo indica uma nota do Governo, “a colocação foi integralmente feita junto de investidores profissionais”.
No contexto desafiador que a economia global atravessa por causa da COVID-19, “o mercado demonstrou, mais uma vez, a sua confiança na Região Autónoma dos Açores, com a emissão a registar métricas de execução muito sólidas”.
A par das anteriores, esta emissão suscitou, diz a nota, “de novo, forte procura por parte de investidores institucionais, tendo superado a oferta em cerca de 2,3 vezes as necessidades pretendidas, o que permitiu que os títulos fossem emitidos a uma taxa de recorde de 0,00%”.
Este empréstimo insere-se no programa de Euro Commercial Paper, o qual se enquadra na estratégia de diversificação de fontes de financiamento da Região, que beneficiou da atribuição de um nível de rating de investment grade de BBB-/BBB (low), por parte da Fitch e da DBRS, respetivamente, decorrentes da “evolução positiva da economia regional”.
O programa de Euro Commercial Paper é organizado pelo BBVA e pelo Banco Invest, que também assegura a colocação do papel comercial.
GaCS/VPGECE/PE