AÇORES PARTICIPAM, POR VIDEOCONFERÊNCIA, NA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DA CALRE 2020

A Presidente da Assembleia Legislativa e Vice-Presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) participou na reunião da Comissão Permanente da Conferência, realizada hoje, por videoconferência, derivado ao contexto da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

A este respeito, Ana Luís congratulou a Presidência da CALRE pelo formato encontrado e que permitiu dar seguimento às reuniões agendadas numa altura em que as diversas regiões europeias enfrentam a COVID-19 e as suas consequências sociais e económicas. A Presidente do Parlamento açoriano destacou, igualmente, a importante e saudável partilha de conhecimento e boas práticas, registada durante os últimos meses, acerca das profundas adaptações implementadas pelos vários Parlamentos e Assembleias Regionais durante o período em que vigoraram os constrangimentos, e que visaram dar continuidade à sua atividade parlamentar.

Relativamente ao Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027) e à Política de Coesão, Ana Luís defendeu que esta é, mais do que nunca, a altura de defender um desenvolvimento coeso e da Europa sair mais fortalecida.

Na reunião, foi analisado o projeto-piloto entre a CALRE e o Comité das Regiões Europeu “O contributo do debate político nos parlamentos regionais”, uma iniciativa assente no protocolo de cooperação existente entre estes dois organismos, e que pretende incrementar uma participação mais direta dos Parlamentos e das Assembleias Regionais no âmbito da elaboração do Programa Anual da Comissão Europeia para 2021.

Ainda no âmbito do reforço das relações da CALRE com as instituições europeias, foi igualmente analisado o Memorando de Entendimento entre a Conferência e o Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu, bem como as atividades desenvolvidas pela Aliança pela Coesão (#CohesionAlliance), ambas as parcerias iniciadas em 2018, aquando da Presidência açoriana da CALRE, pretendendo a primeira fortalecer o relacionamento entre o Parlamento Europeu e a Conferência, nomeadamente através da partilha de informação e documentação, e a segunda pugnar pelo desenvolvimento regional harmonioso entre os territórios da UE.

Apresentados foram, também, o plano de atividades da Conferência para o segundo semestre de 2020 e os programas dos vários Grupos de Trabalho, adaptados às circunstâncias atuais.

Para além da Presidente do Parlamento Açoriano, participaram na reunião 13 Presidentes e representantes de Parlamentos Regionais, provenientes de 7 países.

Foto: © GPALRAA | GPALRAA/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s