
Comemorou-se ontem, o “Dia Internacional dos Museus”, instituído pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) a 18 de maio de 1977. Neste dia é comum os museus abrirem gratuitamente as suas portas e prepararem um conjunto de iniciativas evocativas da efeméride que podem durar um dia, um fim-de-semana ou mesmo uma semana.
Este ano, a Câmara Municipal da Lagoa, atenta as restrições impostas pela situação causada pela pandemia COVID-19, decidiu comemorar o “Dia Internacional dos Museus” de forma diferente e lançou online um documentário sobre o antigo convento franciscano de Santo António, atual sede do Museu de Lagoa-Açores.
A peça, com uma duração de cerca de vinte minutos, começa por abordar a importante ação missionária desenvolvida pela Ordem de São Francisco nos Açores, na qual se integra a campanha construtiva das suas casas conventuais em oito ilhas do arquipélago. Partindo de uma abordagem mais genérica o vídeo analisa, seguidamente, o exemplo do convento de Santo António na Lagoa, informando o espetador sobre a cronologia em que foi erigido, as razões da sua designação e da invocação da igreja, e ainda as condicionantes históricas que determinaram a sua espacialidade.
Segundo informa a autarquia em nota, este documentário é o primeiro de uma série que a instituição está a preparar com a intenção de permitir a realização de visitas virtuais a todos os seus núcleos museológicos.
Foto e Video: © CML | CML/PE