FESTAS DA PRAIA 2020 CANCELADAS: ORÇAMENTO DIRECIONADO PARA EMPRESAS

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta segunda-feira, 18, o cancelamento das Festas da Praia 2020, “devido ao fim das quarentenas obrigatórias, conforme noticiado pelo Governo Regional dos Açores, no passado sábado, em sequência de uma decisão judicial”, informa uma nota da autarquia praiense hoje publicada.

Segundo Tibério Dinis, citado na referida nota, esta decisão fez cair por terra a possibilidade da realização das Festas da Praia, num quadro de previsível ausência de casos de COVID-19 decorrente do controlo através de quarentenas obrigatórias.

“Considerando o fim das quarentenas obrigatórias – o que eleva, de forma exponencial, o risco de infeção pelo novo coronavírus – cai por terra aquela que era a expetativa do executivo municipal: a realização das Festas da Praia tendo como público-alvo a população local e, porventura, das outras ilhas, numa valorização do mercado interno. Estamos há mais de 30 dias sem registo de novos casos na Ilha Terceira. Acreditávamos que, em agosto, poderíamos estar há 90 dias sem novos casos de COVID-19, fruto do controlo que as autoridades regionais estavam a conseguir. E, dessa forma, conseguiríamos realizar as festas num modelo adaptado às circunstâncias e não no modelo habitual, dinamizando a economia local, mas sempre num quadro de segurança. Ora, sem as quarentenas obrigatórias, esse quadro de segurança desaparece. Logo, somos forçados a cancelar as Festas da Praia 2020”, sustenta o autarca socialista praiense.

Recorde-se que as Festas da Praia 2020 estavam marcadas para 31 de julho a 09 de agosto, tendo como tema “Do Mundo Antigo, as 7 Maravilhas”, apresentando um conjunto de novidades em relação às edições anteriores. Estas novidades, acrescenta Tibério Dinis, transitam para a próxima edição, do mesmo modo que o diretor artístico, Vasco Lima e toda a sua equipa.

Nessa mesma nota, a Autarquia dá conta que a componente financeira do orçamento municipal afeta às festividades (237 mil euros) será direcionada para apoiar os patrocinadores e entidades que em 2019 apoiaram as maiores festas do concelho praiense.

“Ao longo dos anos, as festas da Praia sempre tiveram o apoio de muitas entidades e empresas, permitindo um quadro de partilha de custos orçamentais, reduzindo o esforço público, numa gestão eficaz e rigorosa dos fundos públicos. Assim, é justo nós apoiarmos os patrocinadores e concessionários na exata medida daquilo que apoiaram as Festas da Praia em 2019”, explicou Tibério Dinis.

A nota informa ainda, que o presidente do Município, solicitou à Cooperativa Praia Cultural a apresentação, até final de junho, de um programa cultural composto por agentes culturais e artistas locais a concretizar-se, através de plataformas tecnológicas ou, se possível, de forma presencial, no período em que se realizariam as Festas da Praia 2020.

“Entendemos que, com essa decisão, contribuímos para apoiar os artistas e agentes culturais da Ilha Terceira que, devido à atual situação, atravessam um momento difícil”, elucidou autarca, que definiu o final do próximo mês como data limite para apresentação pública desta iniciativa cultural assente ou não nos meios tecnológicos.

A decorrer simultaneamente com as Festa da Praia, a “Semana do Mar”, na ilha do Faial, foi na passada segunda-feira cancelada, por, segundo a organização, “não estarem reunidas as condições higieno-sanitárias necessárias”. A primeira semana de agosto, nos Açores, caracteriza-se anualmente por vários eventos/festivais concorrentes, para já são dois a estarem fora de cartaz.

GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s