25 DE ABRIL: “ANTES E DEPOIS!”

Fernando Mendonça

Antes de Abril não vivi nenhuma primavera, mas também não me recordo de ter sentido a bravura do Inverno…

O ter nascido e crescido tão próximo da Base das Lajes, brincado com crianças Americanas que viviam nos arredores da minha casa, pode ter contribuído para não sentir na pele os amargos que alguns jovens de outras paragens de Portugal terão passado!

Não frequentei o liceu, apenas estudei externo e já com 16 anos, preocupando-me apenas em não perder o ano, para não ter de andar de arado na mão como meu pai! Outro pormenor que naturalmente me ajudou em não pensar na política…

Comecei trabalhando na Base com apenas 19 anos, ganhava bem, ninguém me aborrecia… Sabia que não podia falar de política, mas isso também não era o meu ganha pão…

Ingressei no Serviço Militar, fui para o Continente e aí sim! Comecei a entender toda a podridão do regime que nos governava! Tal como meus colegas, sorri quando Salazar caiu da cadeira, me revoltei quando tive de ir para a Guiné servir a minha Pátria por uma causa que não fazia sentido!

Ainda guardo com alguma raiva… a memória do dia em que tive de me deslocar a Lisboa e instruído pelo Sargento da Companhia, colocar na algibeira de um qualquer “chulo militar” vestido à civil, uma nota de 50 escudos que minha mãe me tinha mandado com sacrifício, a fim de arranjar lugar no navio Funchal para vir aos Açores gozar a minha licença de mobilização! Esta marcou-me para o resto da vida!

Veio o depois e foram palmas, foguetes, regalias por vezes dadas com o que não se tinha… Lutas pelo poder, mentiras, traições e bem-estar social apenas para alguns!

Precisávamos de Abril! Obrigado aos Capitães Salgueiro Maia e seus companheiros! Mas hoje precisamos novamente de renovar Abril, dar-lhe mais justiça social, menos desigualdade entre pobres e ricos, e sobretudo mais liberdade de intervenção para os que não partilham, nem apoiam o poder!

Fernando Mendonça*
(*) Por opção, o autor rejeita o AO90.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s