COVID-19: ILHA DE SÃO JORGE HÁ UM MÊS SEM NOVOS CASOS POSITIVOS

Foi precisamente há um mês, 22 de março, que a Autoridade de Saúde Regional (ASR) reportou, em comunicado, o último caso positivo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na ilha de São Jorge.

Nesse domingo, as análises laboratoriais, então realizadas apenas no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, revelaram o surgimento de mais sete novos casos de infeção nos Açores, 5 dos quais referente a residentes na ilha de São Jorge.

Os cinco indivíduos infetados, três do sexo masculino, com idades entre 43 e 52 anos, e dois do sexo feminino, de 45 e 68 anos, faziam parte de um grupo de oito pessoas que fizera uma viagem ao estrangeiro, do qual já haviam saído os dois primeiros casos detetados na ilha.

À data eram 11 os casos positivos na Região, sendo que a ilha de São Jorge registava mais do dobro das restantes ilhas (7 — 63,64%), apresentando-se como o principal foco de infeção no arquipélago.

Perante este cenário, temia-se o pior, mas felizmente, as análises laboratoriais dos dias seguintes não voltaram a diagnosticar casos positivos. Entretanto, a 14 de abril é reportado pela ASR o primeiro caso de recuperação, um doente do concelho de Velas. A 16 mais duas recuperações, também no concelho de Velas e a 18 é anunciada a 4.ª recuperação na ilha, desta vez de um doente do concelho da Calheta.

Presentemente são 3 os casos positivos ativos em São Jorge, dois residentes no concelho de Velas e um no concelho da Calheta, sendo que, segundo dados da ARS reportados às 16:00 de ontem, 5 casos suspeitos aguardam resultado de análise laboratorial.

Nota positiva também, para o facto de até ao momento 3 ilhas continuarem sem registo de casos positivos: Santa Maria, Flores e Corvo, sendo que aguardam colheita biológico e/ou análise laboratorial 71 casos suspeitos em Santa Maria, 4 nas Flores e 2 no Corvo, segundo o último briefing (16:00 de 21.04.2020) de atualização de informação da ASR.

A registar ainda que às 00:00 de hoje, a ilha do Faial está há 24 dias sem novos casos diagnosticados, a Terceira há 20, o Pico há 15, a Graciosa há 4 e S. Miguel há 2. Ressalve-se, no entanto, que, nesta mesma data, 34 casos suspeitos do Faial aguardam resultado, assim como 171 da Terceira, 53 do Pico, 47 da Graciosa e 520 de S. Miguel.

Foto: © DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s