COVID-19: TERCEIRA SEM NOVOS CASOS HÁ 18 DIAS, MAS HÁ SINAIS DE INQUIETAÇÃO

A última vez que a Autoridade de Saúde Regional (ASR) reportou casos positivos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, na ilha Terceira, foi a 02 de abril. Nesse dia, eram reportados dois novos casos, colocando, à data, em 11, o número total de casos positivos na ilha.

Deste então, a ASR não voltou a reportar novos casos de infeção na ilha Terceira. Entretanto, registaram-se 6 recuperações, colocando os casos positivos presentemente ativos em 5 (3 no concelho da Praia da Vitória e 2 no concelho de Angra do Heroísmo).

Hoje surgiram mais 3 casos positivos nos Açores, sendo que 2 dos quais eram ex-reclusos do estabelecimento prisional de Angra do Heroísmo, libertados no âmbito do recente perdão de penas.

Segundo informou a ASR, no briefing diário de atualização de informação sobre a pandemia COVID-19 nos Açores, esta tarde, em Angra do Heroísmo, os ex-reclusos foram colocados em confinamento obrigatório em unidade hoteleira de Ponta Delgada, já que não foi possível realizar testes de despiste antes da sua libertação.

Entre a partida da Terceira e a colheita de amostras biológicas para realização de análises laboratoriais decorreram 4 dias, prazo curto, segundo os especialistas, para que o vírus se manifeste, no entanto, ressalvam, não de todo impossível.

Perante este cenário, é provável que a infeção tenha ocorrido no interior do estabelecimento prisional, o que a confirmar-se, poderá constituir um novo foco de infeção na Terceira e nos Açores.

Decorrente dos procedimentos indicados para casos positivos, a ASR está a identificar os contactos próximos destes dois indivíduos, tendo o responsável máximo, Tiago Lopes, garantido, que todos os reclusos bem como os guardas prisionais e demais profissionais do estabelecimento prisional de Angra do Heroísmo vão ser testados.

Os resultados laboratoriais dos próximos dias darão resposta à presente inquietação.

PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s