GOVERNO REGIONAL ACOMPANHA SITUAÇÃO DE JOVENS AÇORIANOS DO ERASMUS, EM ARTICULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE DOS AÇORES

O secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, encontra-se também a acompanhar um grupo de 15 açorianos retido no aeroporto de Nice, França, vindo da Austrália, apoiando o seu regresso a Portugal.


O secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, afirmou esta madrugada, após conferência da situação com o reitor da Universidade dos Açores, que o Governo está completamente “disponível e atuante” para ajudar no repatriamento para Portugal dos jovens açorianos do programa Erasmus que se encontram atualmente retidos nos países onde estudam, sublinhando que “esta situação excecional tem que merecer um acompanhamento excecional”.

Rui Bettencourt salientou que se pretende “juntar o apoio, os contactos e a influência institucional do Governo dos Açores aos intensos esforços que a Universidade dos Açores está a desenvolver neste momento” para o repatriamento destes jovens.

O Secretário Regional referiu ainda que, para além do acompanhamento da situação de jovens que desejam regressar de Espanha e Itália, que tem sido efetuado desde a semana passada, juntam-se agora situações de repatriamento de jovens Açorianos na Grécia, para as quais “acabamos de ser alertados”.

Este processo de assistência do Governo dos Açores a estes jovens Açorianos, tal como outros a decorrer, está a ser desenvolvido enquadrado pelas normas e procedimentos determinados pelas autoridades de saúde nacional e regional.

GRUPO DE 15 AÇORIANOS RETIDO EM NICE

Rui Bettencourt também se encontra a acompanhar a situação de um grupo de 15 açorianos retido no aeroporto de Nice, França, vindo da Austrália, apoiando o seu regresso a Portugal.

Com efeito, desde de ontem, que o secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, está em contacto com o grupo, por notificação dos serviços australianos de Saúde com vista à necessidade de quarentena.

A fim de melhor conjugar as diferentes soluções para um regresso rápido a Portugal, o Governo dos Açores mantém um contato permanente com o Gabinete de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, estando neste momento a serem equacionadas todas as soluções aéreas ou terrestres entre Nice e Portugal.

O grupo de açorianos está bem, encontrando-se em trânsito, vindo da Austrália, onde estiveram num cruzeiro.

GaCS/SRAPRE/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s