CMPV RECEBE CERTIFICADO DE ENTIDADE CO-PROMOTORA DE UMA CULTURA COLABORATIVA

De forma a assinalar o empenho para a promoção de uma cultura colaborativa, de trabalho em rede, com respostas mais eficazes e mais eficientes aos desafios que a sociedade portuguesa enfrenta, a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) recebeu, no dia 30 de janeiro, o certificado de instituição co-promotora na iniciativa promovida pela Forum GovInt (Governação Integrada) com o alto patrocínio da Presidência da República, denominada “Ano Nacional da Colaboração 2019”.

O certificado foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Solidariedade Social da autarquia praiense, Carlos Armando Costa, na V Conferência Internacional sobre Governação Integrada, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta foi uma iniciativa do Fórum para a Governação Integrada (GovInt), uma rede colaborativa informal que, desde 2014, tem vindo a sensibilizar, a capacitar e a evidenciar boas práticas sobre modelos de governação integrada, baseados na colaboração interinstitucional que fazem frente a problemas complexos.

Assim, pretende-se disseminar o conceito “colaborar faz toda a diferença” e divulgar experiências inspiradoras que utilizam abordagens de colaboração na sua intervenção, através de uma dinâmica descentralizada e, em si, também colaborativa.

O Ano Nacional da Colaboração dirige-se a todos os cidadãos e a todas as organizações, com especial atenção para dirigentes com responsabilidade de definição de estratégias e/ou políticas nas suas organizações; profissionais com intervenção em domínios de intensa colaboração intersectorial; equipas multiprofissionais; professores, formadores e jovens em fase de formação básica, secundária ou superior; e, ainda, para jornalistas e líderes de opinião que possam disseminar o conceito.

A CMPV apresentou no âmbito do “Ano Nacional da Colaboração 2019”, o projeto “PMI – Plano Municipal para a Igualdade” integrado na área de cidadania e participação ativa. O PMI consiste na criação de instrumentos que permitam a implementação de boas práticas na promoção da igualdade, nomeadamente através da realização de várias ações de sensibilização e formação. Este projeto teve como público-alvo, crianças e jovens; dirigentes associativos; migrantes/refugiados; pessoas com deficiência, público em geral; sem abrigo; escolas, universidades, empresas e associações; famílias; grupos de risco/ vulneráveis; idosos; moradores; profissionais de saúde; técnicos de Intervenção social; técnicos gerais; utentes de respostas sociais; e vítimas de violência doméstica. Na execução do projeto a CMPV contou com a colaboração de várias entidades do concelho e ilha, tais como: Polícia de Segurança Pública da Praia da Vitória; Centro Comunitário de São Brás; Cooperativa Praia Cultural; Lar Dom Pedro V; Núcleo de Ação Social da Praia da Vitória; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória; Cáritas da Ilha Terceira; Centro de Apoio à Deficiência da Praia da Vitória; Escolas do Concelho; Direção Regional de Solidariedade Social; Centro de Saúde da Praia da Vitória; Agência para a qualificação emprego e trabalho Angra do Heroísmo; e Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

Da Região Autónoma dos Açores, participou também na iniciativa, a Câmara Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, com o projeto “Cagarrinhos Ativos – Expedição de Verão”, na área da intervenção familiar e/ou parental.

Foto: © GC-MPV | GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s