PRAIA DA VITÓRIA “CANTA OS REIS” HÁ 15 ANOS

A primeira edição daquele que hoje é conhecido como “Vamos Cantar os Reis”, surgiu em 2006, pelas mãos do então vereador da Cultura Paulo Codorniz. Na altura, a Câmara criou um Cortejo de Ranchos de Reis, que desfilando Rua de Jesus abaixo, na sexta-feira, 06 de janeiro de 2006, recuperava uma antiga tradição da zona do Ramo Grande que andava arredada do público há muitos anos.


Na noite desta segunda-feira, 06 de janeiro de 2020, a Praia da Vitória vai “Cantar os Reis”, com vários grupos, oriundos de diversas localidades da ilha, a desfilarem Rua de Jesus abaixo em direção à Praça Francisco Ornelas da Câmara onde atuarão. O evento “Vamos Cantar os Reis” marca oficialmente o encerramento da programação do Natal da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), constituindo um dos pontos altos desta mesma programação.

Tudo isto começou há 15 anos. Estávamos em 2006, quando o então vereador da Cultura, Paulo Codorniz, organizou um cortejo de Ranchos de Reis na Rua de Jesus, retomando uma antiga tradição das gentes do Ramo Grande há muito arredada do grande público.

Nessa noite de sexta-feira, 06 de janeiro, o cortejo desfilou para apreciação do público, entre o Largo do Conde e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, com atuação e saudação à Câmara Municipal. Depois do cortejo, o então presidente da edilidade, Roberto Monteiro, recebeu os Ranchos no Salão Nobre dos Paços do Concelho numa pequena confraternização. A iniciativa revelou-se desde logo um grande sucesso, juntando centenas de pessoas no centro histórico da cidade. Estava dado o mote, para este evento que nos dias de hoje muito honra a vida cultural da cidade e a sua programação de Natal.

XV EDIÇÃO

Logo mais, a partir das 19:30, iniciar-se-á a 15.º edição do “Vamos Cantar os Reis” com a participação de 14 grupos de reis, oriundos de vários pontos da ilha.

Os Ranchos percorrerão as ruas do centro histórico da Praia da Vitória, num percurso do Largo da Luz até à Praça Francisco Ornelas da Câmara, na qual se realizarão as atuações.

Segundo a organização, caso se verifiquem condições meteorológicas adversas, as atuações terão lugar no Auditório do Ramo Grande, à mesma hora.

Participam na edição deste ano, os grupos de Reis dos Amigos da Praia, da Escola de Violão do Posto Santo, do Baile da Canção Regional Terceirense, das Fontinhas, das Doze Ribeiras, das Quatro Ribeiras, dos Amigos da Rua da Escola da Vila das Lajes, da Escola de Violão da Casa do Povo da Fonte do Bastardo, da Vila das Lajes, da Casa da Ribeira, de São Brás, do Cabo da Praia e da Fonte do Bastardo.

Durante o evento “Vamos Cantar os Reis” irá realizar-se o Sorteio de Natal 2019 do programa VitÓria, onde quem realizou compras no comércio local da Praia da Vitória está habilitado a ganhar vários prémios.

A iniciativa “Vamos Cantar os Reis” encerra a programação de Natal 2019 do Município da Praia da Vitória, que recorde-se, teve início a 01 de dezembro com o slogan “Praia da Vitória – Cidade Natal”. Esta programação levada a cabo pela CMPV em conjunto com os comerciantes locais aderentes ao programa “VitÓria”, destina-se a dinamizar o centro de histórico da cidade e a incentivar as compras de Natal nas lojas do comércio tradicional. Este ano, as condições atmosféricas adversas provocaram o cancelamento de vários eventos, nomeadamente os desfiles “Parada de Bonecos” e “O Mundo Encantado do Pai Natal”

PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s