
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores está a promover sessões de capacitação dirigidas às entidades da Administração Pública Regional para acelerar a digitalização e a desmaterialização dos serviços públicos, reforçando a adoção da arquitetura LINKA e a utilização do Portal de Serviços dos Açores como canal único de acesso aos serviços digitais. A informação foi divulgada ontem, em nota de imprensa, pela Vice-Presidência do Governo Regional.
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital (DRCTD), está a dinamizar um conjunto de sessões de capacitação destinadas às entidades da Administração Pública Regional, com o objetivo de apoiar a digitalização e a desmaterialização dos serviços públicos. A iniciativa integra a estratégia de modernização administrativa do Governo dos Açores, segundo uma nota de imprensa divulgada ontem pela Vice-Presidência do Governo Regional.
De acordo com a mesma fonte, as ações pretendem incentivar a adoção da arquitetura interoperável LINKA e potenciar a utilização do Portal de Serviços dos Açores como porta única de acesso aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Pública Regional.
A estratégia visa apoiar as entidades na simplificação dos seus processos administrativos, promovendo uma Administração Pública mais eficiente, integrada e orientada para as necessidades dos cidadãos e das empresas.
A nota de imprensa refere que esta iniciativa se enquadra igualmente nas competências da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital, organismo responsável não só pelas áreas das comunicações, infraestruturas digitais e cibersegurança, mas também pela coordenação da estratégia regional de transição digital, modernização administrativa e simplificação de processos.
Durante as sessões de capacitação, as entidades são incentivadas a adotar os principais componentes da arquitetura LINKA, permitindo transformar os processos administrativos e a forma como disponibilizam os seus serviços digitais, através de mecanismos de interoperabilidade entre diferentes sistemas.
No âmbito desta estratégia, o Portal de Serviços dos Açores assume um papel central, funcionando como ponto único de acesso aos serviços públicos da Administração Pública Regional, independentemente da entidade responsável pela sua prestação. Segundo a Vice-Presidência do Governo Regional, esta solução facilita a pesquisa de informação, a submissão de pedidos e o acompanhamento dos respetivos processos.
A nota destaca ainda o papel do Azor.ID, sistema que assegura uma autenticação segura e integrada aos serviços digitais da Região, proporcionando uma experiência de utilização mais simples e consistente, bem como do RegiDoc, plataforma que disponibiliza mecanismos de certificação e gestão de documentos oficiais, reforçando a rastreabilidade, a segurança e a confiança nos procedimentos administrativos eletrónicos.
As ações de capacitação LINKA, que decorreram durante o mês de junho e prosseguem ao longo de julho, incluem a apresentação de mais de uma dezena de módulos aplicacionais da arquitetura interoperável e envolvem os vários departamentos da Administração Pública Regional.
Em simultâneo, estão a ser realizadas micro sessões de trabalho adaptadas às necessidades específicas de cada entidade, permitindo analisar casos concretos, esclarecer dúvidas e prestar apoio direto aos processos de desmaterialização em curso.
Segundo a Vice-Presidência do Governo Regional, esta abordagem pretende dotar as entidades públicas de maior autonomia para conduzirem os seus próprios processos de transformação digital de forma sustentada no ecossistema LINKA, evitando a criação de aplicações departamentais redundantes e sem integração, bem como a substituição de um conjunto alargado de sistemas considerados obsoletos.
A Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital tem igualmente reforçado o acompanhamento das entidades públicas no âmbito da gestão da mudança organizacional, assumindo que a modernização dos serviços públicos depende tanto da adoção de novas tecnologias como da capacitação das pessoas responsáveis pela sua utilização diária, refere a nota de imprensa.
© GRA | Imagem: VPGR | PE
